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Requião em 2002, após eleito governador do Paraná | Rodolfo Buhrer/ Gazeta do Povo/ Arquivo
Requião em 2002, após eleito governador do Paraná| Foto: Rodolfo Buhrer/ Gazeta do Povo/ Arquivo

Trilha sonora oficial das campanhas de Roberto Requião (PMDB), “Me chama que eu vou” é um daqueles jingles “chicletes” que se você ouve pela manhã provavelmente só irá parar de cantarolar na hora de dormir. A música acompanha a carreira política do peemedebista desde 2002 – de lá para cá, são cinco disputas embaladas pela letra, que já rendeu até mesmo um vídeo cômico no Youtube feito pelo programa editor do jogo eletrônico GTA.

Nas campanhas em que foi usado, inclusive agora com Requião tentando se reeleger senador, o jingle manteve sua essência com o tradicional “Me chama que eu vou, Requião. Eu vou, meu irmão”. Desde então, a letra sofreu apenas alguns ajustes pontuais (ora voltada para a disputa ao governo, ora para o Senado), mas não é deixada de lado porque virou uma espécie de amuleto do político.

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“Quando ela foi criada, em 2002, nós estávamos numa campanha com números menores que nosso oponente, Alvaro Dias, e os primeiros programas não estavam dando o resultado que esperávamos. E quando fizemos essa música, a exibimos 11 vezes no primeiro dia. Outro dia, em viagem pelo interior, a gente viu que as pessoas já estavam cantando direto o slogan”, relembra o publicitário das campanhas do peemedebista, Airton Pissetti.

Naquele ano, Requião superou Alvaro Dias no segundo turno e foi eleito governador do Paraná, feito que viria a se repetir em 2006. E o jingle veio junto. Conforme Pissetti, a música “Me chama que eu vou”, além de evocar uma identificação forte do eleitor, também ajuda a equilibrar a imagem “pesada” do peemedebista.

“As campanhas políticas não são tão sedutoras por causa da própria política, então você tem que pensar como impactar no público-alvo para conseguir o resultado que você espera. E esse foi um resultado imediato. É que o Requião não é de fazer esse marketing todo, pegar criancinha no colo, e isso cria para ele algumas barreiras. E essa música, ao contrário, suaviza essas barreiras”, acrescenta o publicitário.

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A letra

A letra de um dos jingles políticos mais famosos do Paraná foi escrita por um dos personagens mais ilustres de Curitiba, o escritor Jamil Snege. Publicitário de destaque, foi ele quem encarou o desafio de pensar numa música que aproximasse o eleitor da imagem de Requião, que àquela altura, em 2002, via minguarem suas chances de chegar ao governo do Paraná. Ao lado dele, estava o músico e radialista Paulo Chaves [falecido em 2013] – que depois recebeu um convite para a direção da Rádio Paraná Educativa coma eleição de Requião.

“Eu não influenciei em nada. A música foi ideia do Jamil e produzida pelo Paulo. E foi um sucesso”, diz o próprio candidato Roberto Requião.

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Para a campanha ao governo de 2014, que perdeu para seu concorrente mais crítico, Beto Richa (PSDB), Requião chegou a experimentar um jingle diferente, baseado no meme do “Taca-lhe pau, Marco veio”. Mas o sucesso não foi tão grande. Tanto que nesta campanha ainda não veio à tona. E nem deve vir. “Esse [’Me chama que eu vou’] é um jingle que permanece vivo. Ele virou minha assinatura política. E assinatura política você não muda”, completa o candidato.

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