• Carregando...
 | /Gazeta do Povo
| Foto: /Gazeta do Povo

“O novo”, “a candidata com conhecimento de gestão” e “o opositor”. É desta forma, respectivamente, que Ratinho Junior (PSD)Cida Borghetti (PP)João Arruda (MDB) devem tentar se apresentar aos eleitores durante o primeiro debate de candidatos ao governo do Paraná – que será realizado pela Band, nesta quinta-feira (16). Será o primeiro “confronto direto” de ideias entre os postulantes ao Palácio Iguaçu e que ocorre um dia depois da divulgação da primeira pesquisa* de intenção de votos, após a definição das candidaturas. Em situação difícil na briga, a julgar pelo resultado do levantamento do IRG divulgado nesta quarta*, Dr. Rosinha (PT) deve manter o discurso de oposição à gestão Richa/Cida. 

ELEIÇÕES 2018: veja quem são os candidatos

Ratinho

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Liderando a pesquisa IRG com 45% das intenções, Ratinho Junior sabe que é o candidato a ser batido. Por isso, os coordenadores de sua campanha se preparam para eventuais ataques de seus adversários. A tendência é de que Cida e João Arruda procurem dirigir suas perguntas diretamente ao candidato do PSD.

“A tendência de quem está na frente é apanhar. E os adversários tentarem desconstruir, para tirar voto. Nós não vamos entrar nesse vale-tudo, mas o nosso candidato está preparado”, disse Norberto Ortigara, um dos assessores de Ratinho.

A exemplo do que apregoa seu plano de governo já registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ratinho Junior deve se apresentar como o “novo”. Por isso, o tom do candidato no debate deve ser de mudança, com Ratinho se apresentando como um jovem dinâmico, mas experiente.

“Ele [Ratinho Junior] vai se representar como algo diferente na política, algo bom, com uma boa proposta de governo e boa gestão. Apesar da juventude, ele é experimentado, conhece o mundo e construiu um bom plano de governo coerente e inovador para alavancar o nosso estado”, destacou Ortigara.

Cida

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Para os coordenadores de campanha de Cida, o debate vai ser uma oportunidade de a candidata se tornar mais conhecida. A atual governadora apareceu em segundo lugar na pesquisa, com 20,2% das intenções de voto. Na avaliação do comitê da candidata do PP, há tempo de sobra para que Cida avance ao longo da corrida eleitoral – até porque 78,6% dos entrevistados se dizem indecisos.

“Em poucos meses, a Cida mostrou um crescimento orgânico, de 5% para 20%. Ainda tem um grau de desconhecimento em relação a ela, porque a campanha ainda não começou, de fato. Vamos fazer uma rápida conversão, para ampliar o grau de conhecimento [do eleitorado] em relação a ela”, disse o coordenador de marketing da campanha, Marcelo Cattani.

Ao longo do debate, Cida deve se apresentar como uma candidata “ficha limpa” e aproveitar o espaço para apresentar sua biografia e destacar sua aliança partidária – que inclui nove partidos e o maior número de prefeitos. A governadora também deve destacar sua experiência a frente do Palácio Iguaçu.

“Os paranaenses precisam conhecer a biografia dela [de Cida]. Ela vai mesclar esse conhecimento de gestão, com o fato de conhecer e encarar os problemas de frente e de ter uma biografia limpa. Com a campanha se iniciando, o eleitor vai fazer essa comparação de biografias, a capacidade de solução de problemas e o preparo”, acrescentou Cattani.

João Arruda

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Já João Arruda – cuja candidatura se desenhou após Osmar Dias (PDT) ter saído do páreo – vai apostar na estratégia de se apresentar como “único candidato viável de oposição”. Nesta linha de argumentação, o emedebista deve apontar que tanto Cida quanto Ratinho estão ligados ao ex-governador Beto Richa (PSDB) – Cida, por ter sido vice; Ratinho, por ter sido secretário de governo e integrado a base de Richa na Assembleia.

“Os outros candidatos são do governo. Nós somos a única candidatura de oposição viável, com chances reais de ganhar”, disse o coordenador da campanha, Moacyr Fadel. “João é uma pessoa firme, mas que sabe dialogar, que sabe discutir. É uma boa oposição. É nesse sentido que ele vai se apresentar”, acrescentou.

Na pesquisa do IRG, João Arruda apareceu com 7% das intenções de voto – índice que foi comemorado pelos articuladores de campanha. Isso porque a candidatura foi a última a ser definida, enquanto Cida e Ratinho Junior se apresentavam como pré-candidatos há tempos. O emedebista espera herdar votos da militância do partido articulada na região de Curitiba e abocanhar boa parte dos indecisos. 

“Nossa campanha ainda não tem CNPJ e já saímos com 7%”, avaliou Fadel. “Vamos crescer, ir ao segundo turno e ganhar”, reforçou.

LEIA MAIS: Ratinho Junior lidera 1ª pesquisa ao governo do PR após a definição das candidaturas

Rosinha

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Em quarto lugar na pesquisa mais recente, Dr Rosinha (PT) teve 3,9% das intenções de voto. A julgar pelo tom que adotou na pré-campanha, o petista deve se apresentar como um duro opositor do governo Beto/Cida. A Gazeta do Povo tentou ouvir membros da campanha do candidato, mas os indicados estavam em compromissos da chapa.

Seis candidatos foram convidados pela Band para participar do programa. Além dos quatro citados também Ogier Buchi (PSL) e Professor Piva (PSol) irão ao debate.

* A pesquisa do IRG foi encomendada pelo jornal Bem Paraná. Foram ouvidos 1.250 eleitores entre os dias 9 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TRE tem o número 09806/2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]