• Carregando...
Ratinho Junior saltou de 33% para 42% nas intenções de voto dos paranaenses de acordo com o Ibope. | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Ratinho Junior saltou de 33% para 42% nas intenções de voto dos paranaenses de acordo com o Ibope.| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Divulgada na terça-feira (4), a nova pesquisa Ibope*mostrou Ratinho Junior (PSD) disparado nas intenções de voto para o governo do Paraná. O candidato avançou nove pontos percentuais em relação à pesquisa anterior**, enquanto seus principais adversários, Cida Borghetti (PP) , João Arruda (MDB) e Doutor Rosinha (PT) , oscilaram dentro da margem de erro. O detalhamento dos dados aponta que Ratinho cresceu em todas as faixas da pesquisa (veja o gráfico) e indicam que ele conquistou parte dos eleitores que antes pretendiam votar em branco ou nulo.

Em um mês, o candidato saltou de 33% para 42% das intenções de voto (no cenário estimulado, em que os nomes dos postulantes são apresentados ao eleitor). No mesmo período, a outra faixa que oscilou significativamente foi a dos “brancos ou nulos” que recuou de 22% para 16%: variação de 6%. Isso leva a crer que a maior fatia desses eleitores se definiu pelo voto em Ratinho. Paralelamente, Cida recuou dois pontos (está com 13%), e João Arruda e Rosinha avançaram um, cada (estão, respectivamente, com 6% e 4% das intenções de voto).

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

Maiores avanços

De acordo com a estratificação dos entrevistados, Ratinho Junior teve crescimento em todas as faixas do eleitorado. Um dos avanços expressivos ocorreu entre os entrevistados que moram em Curitiba. O índice de eleitores da capital que manifestaram intenção de votar no candidato do PSD saltou de 25% para 44%. Na região metropolitana, não houve tanta oscilação, mas é a região em que Ratinho tem melhor desempenho, com 46%.

Quando o critério é religião, a pesquisa mostra que Ratinho evoluiu bastante entre os entrevistados que se declararam católicos. Na primeira pesquisa, 30% desta faixa admitia votar no candidato do PSD. O índice agora saltou para 43%. Entre os evangélicos, a candidatura avançou dois pontos percentuais – de 42% para 44%. Entre eleitores de “outras religiões”, a oscilação foi mais significativa: de 24% para 38%.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Critérios técnicos na formação da equipe

Onde Ratinho vai bem

O líder nas pesquisas teve melhor desempenho entre os entrevistados que cursaram entre a 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, com 46% das intenções entre essa faixa. Os eleitores com nível superior estão um pouco menos propensos a votar em Ratinho – nessa faixa, 35% manifestaram interesse em apontá-lo como novo governador. Em relação à renda, o candidato do PSD tem menos intenção de voto entre os eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos.

No recorte por sexo, ele tem 45% das intenções dos eleitores do sexo masculino e 40% das mulheres. Em relação à idade, a faixa etária em que o candidato do PSD mais avançou foi entre os entrevistados que estão entre os 24 e 35 anos, atingindo 47%. Ratinho vai “pior” entre os eleitores com mais de 55 anos, entre os quais atinge 38% das intenções de voto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]