• Carregando...
No Brasil, 87,3 milhões estão aptos a votar pelo sistema biométrico | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
No Brasil, 87,3 milhões estão aptos a votar pelo sistema biométrico| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Entre as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito dos eleitores brasileiros, um deles chama a atenção no cenário paranaense. Entre os 7,97 milhões de cidadãos do estado aptos a votar, 510 têm cem anos ou mais. Os três municípios com mais centenários são Curitiba (39), Francisco Beltrão (18) e Pato Branco (14).

Se considerarmos o cenário nacional, o estado é o 13º em número de pessoas nessa faixa etária. O campeão é São Paulo, com 8.710 eleitores com mais de 100 anos. Minas Gerais (5.705) e Rio de Janeiro (4.497) aparecem em seguida.

Levando em conta todos os eleitores com mais de 70 anos – faixa em que, de acordo com a legislação brasileira, o voto é facultativo – são mais de 580 mil eleitores no estado.

Vale ressaltar que, graças ao funcionamento do sistema eletrônico, é confiável dizer que todos os eleitores cadastrados no tribunal estão vivos. É o que informou a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) à Gazeta do Pov o em maio. Segundo o tribunal, as certidões de óbito são automaticamente registradas no sistema, excluindo esses eleitores.

Assim, todos os que foram considerados inaptos a votar tiveram algum tipo de irregularidade registrada. Nesse ano, 864 mil eleitores não poderão participar do pleito porque tiveram o título cancelado ou não compareceram, nem justificaram a ausência, nas últimas três votações.

No Paraná, as fatias mais significativas dos eleitores em condições de participar do pleito em outubro englobam cidadãos de 25 a 39 anos: 2,4 milhões de pessoas.

Biometria

Outro dado importante que aparece no levantamento do TSE diz respeito ao número de eleitores com cadastramento biométrico. Entre os três estados da região Sul do país, o Paraná é o que terá mais pessoas votando com biometria nas eleições deste ano. Segundo o TSE, penas 10,1% dos eleitores do estado não estão cadastrados no sistema, o que corresponde a pouco mais de 807 mil pessoas. Em Santa Catarina, 36,5% não poderão votar dessa forma. No Rio Grande do Sul, por sua vez, são 40,26%.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Excelência em áreas essenciais

Os dados do Paraná também são melhores se comparados ao total brasileiro. No país, são 40,5% sem biometria, ou 59,4 milhões de eleitores. Se comparado a todas as unidades da federação, porém, o Paraná fica apenas em 11º lugar nesse quesito – considerando o percentual de eleitores cobertos pelo sistema. O estado campeão é o Tocantins, com apenas 0,06% dos eleitores sem o cadastro.

Mulheres são maioria

Ainda de acordo com os dados do TSE, o Paraná teve um aumento no número de eleitores entre o pleito de 2014 e o deste ano. Há quatro anos, eram 7,86 milhões de eleitores. Agora, são 7,97 milhões. Os paranaenses representam 5,4% do total de cidadãos brasileiros aptos a votar em 2018.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

Assim como no panorama nacional, a maioria dos eleitores paranaenses é mulher (52,4%). A maior parte tem Ensino Médio completo (25,74%) ou Ensino Fundamental incompleto (25,16%). Já 13,45% têm ensino superior completo.

Todos os dados, por estados e municípios, podem ser consultados neste link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]