• Carregando...
 | Montagem sobre a foto de Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Montagem sobre a foto de Albari Rosa/Gazeta do Povo

***Ao contrário do que foi dito no podcast, o tempo total de Cida Borghetti (PP) não teria 12 minutos de propaganda eleitoral. Esse é o tempo total de todos os candidatos, do qual Cida teria, no melhor cenário, 5 minutos e 45 segundos***

A poucos dias do prazo para que ocupantes de cargos na administração pública deixem seus postos caso queiram disputar as eleições de 2018, a articulação nos parlamentos e dentro dos partidos políticos está a todo o vapor.

Em Brasília, o que tem ditado o tom das conversas entre deputados federais é a necessidade de financiamento das campanhas. Essa será a primeira eleição geral em que valerá a nova regra que impede doação de pessoas jurídicas. Portanto, as campanhas que eram comumente financiadas por empresas agora buscam outras fontes. Nesse contexto, o fundo partidário e o fundão eleitoral são os ativos que têm ditado o ritmo das alianças políticas.

Essas alianças e mudanças de partido propiciadas pela janela de troca partidária têm criado situações curiosas. O deputado Aliel Machado, por exemplo, que estava na Rede, foi para o PSB. Ainda que o partido em nível nacional costure alianças com a centro-esquerda, no Paraná está cada vez mais claro que a legenda vai apoiar a candidatura de Cida Borghetti (PP). Assim, o deputado que sempre foi crítico ao grupo do governador Beto Richa (PSDB), estará na base desse grupo durante as eleições.

No episódio desta semana do podcast Pequeno Expediente, a correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Catarina Scortecci, discute essas movimentações no quadro partidário com o colunista e blogueiro João Frey.

Se você ainda não assinou o podcast, procure pelo Pequeno Expediente no seu aplicativo favorito de smartphone. Toda semana você receberá um programa novo, falando sobre os principais fatos da política paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]