• Carregando...
Ratinho Junior foi bastante atacado no debate da RIC TV. | Denis Ferreira Netto/Gazeta do Povo
Ratinho Junior foi bastante atacado no debate da RIC TV.| Foto: Denis Ferreira Netto/Gazeta do Povo

No segundo debate realizado na televisão entre candidatos ao governo do Paraná, nesta sexta-feira (28), o nome do PSD, Ratinho Júnior , acabou sendo o principal alvo dos adversários (veja a análise do debate). Muito em função de sua liderança na última pesquisa Ibope*, divulgada na véspera do encontro, em que ele aparece com boas chances de liquidar a disputa ainda no primeiro turno.

Veja alguns assuntos que acabaram servindo de artilharia contra o postulante ao Palácio Iguaçu:

1. Relação com Beto Richa

A relação de Ratinho com o ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) - Ratinho foi secretário na gestão Richa - é um assunto recorrente da campanha eleitoral, e ninguém esperava que o tema ficasse de fora no debate, inclusive porque o mês de setembro tem sido especialmente pesado para o tucano – alvo da Operação Rádio Patrulha, Operação Piloto e Operação Integração.

“Recentemente, Beto Richa, pego com a boca na botija, usou a expressão tico-tico para falar de propina. Como o senhor publicamente já afirmou ter tido com ele uma fidelidade canina, eu lhe pergunto: quantos tico-tico já caíram na sua gaiola?”, provocou o candidato do PSOL, Piva. Ratinho claramente não gostou da insinuação - “o candidato, pelo visto, dormiu com o Mazzaropi esta noite” – e afirmou que, no âmbito da própria pasta que comandava no governo do Paraná, nunca teve uma licitação sob suspeita. “Parece o Beto Richa falando, inclusive na arrogância e na prepotência”, devolveu Piva, que estava com a artilharia pesada.

O ato de violência contra professores em 29 de abril de 2015 – outra marca negativa da gestão Richa – também foi lembrado por João Arruda (MDB), em uma das farpas lançadas contra Ratinho.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

2. Promessa de redução de pastas

Cida Borghetti colocou Ratinho em uma saia-justa ao perguntar sobre redução de secretarias.
Denis Ferreira Netto
Gazeta do Povo

Em outras situações, a candidata Cida Borghetti (PP) já havia questionado Ratinho sobre a promessa do candidato de reduzir pela metade o número de secretarias na estrutura da administração pública. Sem dar detalhes até aqui sobre quais pastas exatamente poderiam ser eliminadas, Ratinho foi novamente lembrado da promessa pela adversária.

JOÃO FREY: No debate da RIC, todos contra Ratinho Junior

“Quais 14 secretarias você vai cortar?”, indagou Cida. “Nós vamos fazer isso. Não apenas por uma questão de custo, mas de eficiência. Temos que partir para o modelo Google, com inovação, tecnologia, rapidez nas decisões”, resumiu o adversário. Cida insistiu no tema: “Eu gostaria que o senhor respondesse a pergunta. Quais são as 14 secretarias?”.

Ratinho, então, deu dois exemplos: informou que a ideia é unir em uma única pasta as áreas de “administração e planejamento”; também juntaria “família, trabalho e justiça”.

QUIZ: Com qual candidato você tem mais afinidade? Descubra no nosso teste. É rápido

3. Apoio de Bolsonaro

Além de lembrar o eleitor sobre a gestão Lula, Dr. Rosinha se utilizou do cenário nacional para criticar o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) – “prega a violência o tempo todo” – e ligá-lo à candidatura de Ratinho. A despeito do nome de Ogier Buchi (PSL), Bolsonaro já declarou publicamente apoio a Ratinho, que, por sua vez, agradeceu.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Fortalecimento das vocações regionais

4. O vice

Coube a João Arruda (MDB) lembrar ainda da relação do vice de Ratinho, Darci Piana, com os polêmicos contratos de concessão rodoviária do Anel de Integração. O emedebista anunciou durante o debate que divulgaria em seu site a assinatura de Piana em uma manifestação de grupos empresariais favoráveis à prorrogação dos atuais contratos de pedágio.

João Arruda prometeu usar contra Ratinho Junior, um documento assinado pelo vice Darci Piana a favor da prorrogação dos pedágios.
Denis Ferreira Netto
Gazeta do Povo

Confira a análise do debate feita pelos jornalistas da Gazeta do Povo:

Metodologia

*Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]