• Carregando...
Requião e Richa em foto de 2014. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo/ Arquivo
Requião e Richa em foto de 2014.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo/ Arquivo

Em outubro, o eleitor irá escolher dois senadores pelo Paraná entre os 14 candidatos que estão na disputa. A última pesquisa Ibope* mostra que, no cenário atual, as duas cadeiras em disputa parecem estar mais perto de Roberto Requião (MDB) e Beto Richa (PSDB). O levantamento aponta 40% das intenções de voto para o emedebista e 30% para o tucano.

TODOS OS CANDIDATOS: Veja aqui quem são os candidatos ao Senado

Os dados da pesquisa mostram que Requião amplia a vantagem sobre Richa entre moradores de Curitiba (38% das intenções de voto contra 18%), católicos (43% x 29%) e homens (45% x 31%).

A menor diferença entre os dois acontece entre os eleitores evangélicos (37% para Requião x 34% para Richa). O blog Caixa Zero já mostrou que o tucano tenta uma aproximação com os evangélicos nos últimos meses.

O Ibope* consultou as diferenças de intenção de voto por sexo, raça, faixa etária, escolaridade, renda, religião e moradia (capital, periferia ou interior). A pesquisa, encomendada pela RPC, mostra ainda Flávio Arns (Rede) com 17% e Alex Canziani (PTB) com 9%. Os demais candidatos somam 21% das intenções de voto, e 39% disseram não saber em quem votar. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja aqui os números completos.

Confira as diferenças

Sexo

No cenário estimulado, quando os eleitores indicam nomes em uma lista determinada, Requião lidera entre homens e mulheres com 45% e 37%, respectivamente. Beto Richa tem 31% e 29%. Flávio Arns (18% e 16%) e Alex Canziani (10% e 8%) também têm maior intenção de voto entre o público masculino. Os dados só mostram inversão com Rodrigo Tomazini (PSol), Roselaine Barroso Ferreira (Patriota), Mirian Gonçalves (PT) e Compadre Luiz Adão (DC), que têm eleitorados femininos maiores.

Idade

Requião atinge a maior preferência de voto entre os jovens de 16 a 24 anos, com 50%, e tem 38% entre eleitores de 35 a 44 anos, seu menor índice. Os melhores e piores números de Beto Richa são nas mesmas faixas etárias: 35% entre jovens e 26% entre eleitores de 35 a 44 anos.

Flávio Arns tem 14% das intenções entre os jovens. Nessa faixa etária, Mirian Gonçalves tem índice de 7%, enquanto Alex Canziani e Rodrigo Reis aparecem com 6%. Oriovisto Guimarães (Podemos), que fundou uma rede de ensino particular para jovens, não pontua entre as duas primeiras faixas, de 16 a 34 anos.

Escolaridade

Requião atinge índice de 47% entre os que estudaram até a quarta série, enquanto Richa tem 37%. Já Flávio Arns atinge seu maior índice entre os eleitores com ensino superior, 22%.

Gilson Mezarobba (PCO) não aparece no índice de Ensino Fundamental (até 4ª série), Oriovisto Guimarães não pontua entre 5ª e 8ª série e Zé Boni (PRTB) aparece com 0% entre eleitores com ensino superior. Os demais pontuam em todos os pontos pesquisados.

Renda

Requião tem 47% de intenções de voto entre eleitores que recebem até dois salários mínimos por mês contra 35% de Beto Richa. Entre os eleitores com a maior faixa de renda a diferença é de 37% x 29%, respectivamente.

SAIBA MAIS: Patrimônio dos candidatos ao Senado vai de R$ 30 mil a R$ 239 milhões

Flávio Arns aparece perto de Beto Richa entre os ricos, com 26%. Canziani, com 9% de média, aparece em quarto em todos os cenários consultados no quesito renda.

Religião

Requião pontua melhor entre os católicos, com 43% das intenções de voto, e diminui seu índice entre os evangélicos, com 37%.

Beto Richa aparece com 34% entre os evangélicos, 29% entre os católicos e 24% em outras religiões. Flávio Arns também performa melhor entre evangélicos, com 20%, contra 16% de católicos.

Já os candidatos Luiz Adão, Mirian Gonçalves e Roselaine Barroso Ferreira pontuam melhor em “outros” do que entre católicos e evangélicos.

Raça/Cor

Requião tem 51% das intenções de votos entre eleitores que não declararam cor branca, preta ou parda. O índice ultrapassa a soma dos adversários e indecisos. O emedebista ainda tem 42% entre pretos/pardos e 38% entre os brancos.

Beto Richa também vai melhor em outros (33%) e pretos e pardos (31%) do que entre eleitores brancos (29%). Flávio Arns, de outro lado, vai melhor entre brancos (20%) do que entre pretos e pardos (14%).

Município

Na condição de município, em que o Ibope analisa moradores da capital, interior e periferia (regiões metropolitanas), Requião alcança 50% na periferia, 39% no interior e 38% na capital.

Richa também vai melhor na periferia (33%) e interior (32%), apesar de ter sido prefeito de Curitiba em dois mandatos – na capital, ele faz 18%.

Luiz Adão e Gilson Mezarobba não pontuaram na capital, Jacque Parmigiani (PSol) faz 0% na periferia e Oriovisto Guimarães não pontua nos municípios do interior. Os demais registram índices em todos os cenários.

Metodologia

*Pesquisa realizada pelo Ibope de 16 de agosto a 22 de agosto com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada pela REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO (RPC). Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos porcentuais. Confiança: 95%. A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]