• Carregando...
Ratinho, Cida e Arruda: candidatos ao governo do Paraná | Gazeta do Povo
Ratinho, Cida e Arruda: candidatos ao governo do Paraná| Foto: Gazeta do Povo

O deputado estadual licenciado Ratinho Jr. (PSD) lidera a nova pesquisa de intenções de voto para o governo do Paraná divulgada nesta quarta-feira (15), com 45%. Em seguida aparece a governadora Cida Borghetti (PP), com 20,2%. O levantamento foi feito pela empresa IRG Pesquisas e encomendado pelo jornal Bem Paraná.

ROGERIO GALINDO: Ratinho quer evitar “já ganhou”; Cida tenta evitar “já perdeu”

O deputado federal João Arruda (MDB), que lançou candidatura após a desistência de Osmar Dias (PDT), aparece em terceiro lugar com 7,1%, seguido pelo ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT), com 3,9% das intenções de voto. Professor Piva (PSol) foi citado por 2,2% dos entrevistados; o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (Rede), por 1,8%; e o jornalista e advogado Ogier Buchi (PSL), por 1,5%. Ele foi o último a lançar o nome à corrida ao Palácio Iguaçu.

A lista inclui ainda Priscila Ebara (PCO), com 0,3%, Ivan Bernardo (PSTU), com 0,2%, e Geonísio Marinho (PRTB), com 0,1%. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa aponta que 11,4% dos eleitores não pretendem votar em nenhum dos candidatos confirmados nas convenções partidárias. Outros 6,3% não souberam responder.

Nesse cenário, há uma tendência de eleição decidida em primeiro turno. A pesquisa não indica votos válidos, mas Ratinho Jr. (PSD) aparece com 45% e a soma dos demais candidatos registra apenas 37,3%.

Os números são da consulta estimulada, em que os eleitores são questionados sobre as intenções de voto em outubro a partir de uma lista de candidatos.

Metodologia

O IRG Pesquisas ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-09806/2018. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.

Os pesquisadores levantaram ainda região, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e renda familiar mensal. A maioria dos consultados recebe até dois salários mínimos (51%), não completou o Ensino Médio (80%) e tem entre 25 e 59 anos (66%).

Pesquisa espontânea

A pesquisa IRG/Bem Paraná também revelou que a maioria absoluta dos paranaenses ainda não definiu em quem vai votar para o governo. Na consulta espontânea, em que o eleitor é convidado a informar sua preferência sem a lista prévia, 78,6% dos entrevistados disseram não ter nome entre os concorrentes. Além disso, outros 6,5% disseram que não pretendem votar em ninguém (branco, nulo ou abstenção).

Ratinho Jr. (PSD) foi o mais citado pelos consultados, com 8,3%, seguido de Cida Borghetti (PP), com 3,6%.

O senador Roberto Requião (MDB), candidato ao Senado, aparece em terceiro, com 0,7% das citações, seguido do ex-senador Osmar Dias (PDT), que desistiu de concorrer um dia antes da convenção partidária, com 0,6%.

João Arruda (MDB) tem 0,4%, Dr. Rosinha (PT), 0,3%, e Ogier Buchi (PSL), 0,1%. Até o ex-governador Beto Richa (PSDB), que ficou dois mandados consecutivos no Palácio Iguaçu e não poderia concorrer, aparece nas intenções espontâneas de voto, com 0,2%.

SAIBA MAIS: Polícia Civil pede socorro aos candidatos a governador

Sexo e idade

Ratinho Jr. (PSD) lidera a intenção de votos entre as mulheres, com 47,8%, contra 41,9% de preferência do eleitorado masculino. O resultado se inverte em relação à Cida Borghetti (PP), que tem 22% de intenção de voto entre os homens e 18,6% entre as mulheres. João Arruda (MDB) apresenta a maior diferença entre os dois sexos, de 3,9% (feminino) para 10,5% (masculino).

O eleitorado feminino também é o mais indeciso. Entre as entrevistadas, 14% disseram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos. Entre os homens esse índice é de 8,6%. Entre os que disseram não saber em quem votar, 6,9% são mulheres e 5,6%, homens.

Na pesquisa espontânea, 80,3% do eleitorado masculino e 76,7% do feminino não souberam responder.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Ratinho Jr. (PSD) lidera o recorte de idade em todos os índices da pesquisa estimulada, de 16 a mais de 60 anos. O melhor resultado aparece entre os eleitores com 25 a 34 anos (50,4%) e o menor entre 16 e 24 anos (37,8%). Cida Borghetti (PP) tem 23,7% entre os eleitores com 60 anos ou mais (melhor índice) e 17% entre os com 25 a 30 anos (menor índice). João Arruda (MDB) tem melhor desempenho entre 25 e 34 anos, com 9%.

O recorte na pesquisa espontânea aponta para liderança absoluta dos que não sabem em quem votar: 86,3% (16 a 24 anos), 82,9% (25 a 34 anos), 80,3% (35 a 44 anos), 73,9% (45 a 59 anos) e 71,6% (60 anos ou mais).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]