• Carregando...
Rumo à eleição: Ratinho vai bem entre os pobres; a candidata vermelha tem voto
| Foto:

Pobres…
Uma análise mais detalhada dos números do IRG/Bem Paraná mostra que Ratinho Jr. (PSD) deve boa parte de sua boa situação eleitoral aos mais pobres e menos escolarizados. Entre os eleitores que só têm o fundamental, o deputado tem 47,1% das preferências. Cai quase 10 pontos entre os formados no ensino superior: 38,5%.

… e oprimidos
No critério de renda, a perda conforme sobe a régua chega a um terço dos votos: Ratinho cai de 51,6% entre quem recebe até dois salários para 34,8% entre os eleitores com renda superior a cinco salários.

High society
Há candidatos que fazem exatamente o percurso oposto. João Arruda (MDB), por exemplo, quase duplica seus votos conforme sobe a renda. Começa em 5,8% nos mais pobres e passa de dois dígitos (10,1%) entre os eleitores que ganham acima de cinco salários. Dr. Rosinha (PT) vai na mesma balada, saltando de 3,1% para 5,9%.

Leia mais: Rumo à eleição: o candidato de R$ 216 milhões; o processo de Beto Richa

Os vermelhos
Uma curiosidade a mais na pesquisa. Quem seriam os 0,3% de eleitores que declararam voto em Priscila Ebara, a candidata do PCO? Com meia dúzia de filiados, o Partido da Causa Operária jamais teve candidato no Paraná. O melhor desempenho de Priscila foi na região Noroeste, de Maringá, com 1,2% dos votos.

Formalidade
A pesquisa do IRG foi encomendada pelo jornal Bem Paraná. Foram ouvidos 1.250 eleitores entre os dias 9 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TRE tem o número 09806/2018.

Flopou
Enquanto o IRG está nas ruas, a pesquisa da Radar mais uma vez foi para o espaço. Impugnada, não pode ser divulgada. É a terceira vez que o instituto sofre revés deste gênero no ano.

Bancada radical
Fernando Francischini (PSL) ficou feliz da vida com o primeiro lugar em duas categorias no Prêmio
Congresso em Foco. Acha que a mídia positiva pode ajudar sua votação. E, por tabela, ajudar na eleição de uma bancada bolsonarista no Paraná.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Critérios técnicos na formação da equipe

Nome aos bois
Entre os aliados de Bolsonaro que têm mais chances de chegar à Assembleia, o partido cita o delegado Fernando Martins, de Umuarama, o atual deputado Missionário Ricardo Arruda, o empresário Luiz Guerra, de Pato Branco, e o PM Do Carmo, hoje vereador em Maringá.

Bronze
Alvaro Dias (Podemos) também acabou levando prêmios do Congresso em Foco, entre eles o terceiro lugar geral na categoria “Melhor Senador”, escolhido pelo público.

Regressiva

Faltam 53 dias para o primeiro turno da eleição.

Faltam 138 dias para o fim dos governos de Michel Temer e Cida Borghetti

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]