• Carregando...
Silvestri Filho: no interior, governo atual é forte e querido | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
Silvestri Filho: no interior, governo atual é forte e querido| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Pré-candidato ao governo do Paraná, César Silvestri Filho (PPS) defendeu o legado do governo atual de Beto Richa (PSDB). Filho de César Silvestri, que foi secretário-chefe do tucano no primeiro mandato, vê que houve uma tentativa de enfraquecimento da gestão atual, ainda que veja equívocos na condução do chefe do executivo em algumas áreas.

“Vejo um governo com muitos méritos. Tem se procurado fragilizar a imagem do governo, dizendo que está mal. No universo dos prefeitos do interior do Paraná, o governo é muito forte e muito querido”, destaca.

Segundo pré-candidato ao governo entrevistado pela Gazeta do Povo , Silvestri cumpre atualmente seu segundo mandato como prefeito de Guarapuava, do qual terá que renunciar para concorrer ao posto de chefe do executivo em outubro deste ano.

Embora classifique o episódio conhecido como Batalha do Centro Cívico, em 29 de abril de 2015, como lamentável e desastroso, Silvestri avalia que, do ponto de vista dos municípios do estado, a gestão atual soma mais pontos positivos do que negativos.

“Você tem ações que são inegáveis. Tenho condições de comparar os governos ao longo do tempo. Olhando para a minha região, não dá pra comparar a ação do governo atual com do anterior, em [obras de] infraestrutura, na saúde, na atração de investimentos. Tudo isso são coisas que me fazem entender que houve avanços do governo”, pondera.

Um dos pontos apontados pelo pré-candidato na gestão de Richa é a manutenção de estruturas que, em sua visão, não servem à população. Segundo Silvestri Filho, algumas secretarias e autarquias além de não fazerem mais sentido nos dias atuais, consomem milhões ao longo dos anos. Entre essas estruturas, citou a Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) e a Imprensa Oficial do estado do Paraná, que mantém um parque gráfico.

“A Codepar teve um papel importante nas décadas de 80 e 90. Agora, qual o sentido de o governo do estado ser proprietário de uma estrutura de armazenamento de grãos?”, questiona. “A Imprensa do Paraná custa mais do que o governo investiu em serviços de inteligência de segurança pública”.

Pedágios

“Não aceito em nenhuma hipótese a renovação dos contratos atuais”, afirma Silvestri Filho sobre os contratos com as concessionárias de pedágio no estado. A concessão se encerra em 2021. “[As concessões] só podem ser boas para as atuais concessionárias. Não correspondem ao interesse do setor produtivo e do cidadão paranaense”.

O pré-candidato diz que, se eleito, fará outro processo licitatório, e pretende contar com Parcerias Público-Privadas (PPPs) e a possibilidade de contar com investimentos de fundos internacionais.

Segurança pública

Silvestri Filho defende que, na área de segurança pública, o Paraná precisa retomar a capacidade de fazer o básico bem feito. Defende o aumento do efetivo policial nas ruas e aumentar a realização de ações que dão à população sensação de segurança que inibam ações criminosas.

“O estado tem que retomar com o governo federal convênio para questões da segurança nas fronteiras, investir com seriedade na questão da inteligência, desarticular algumas células do crime organizado que estão nos presídios. A gente tem muito policial militar fazendo trabalho administrativo em quartel, fazendo papel de motorista de comandante, um número grande de policiais civis cuidando de presos em delegacia”, reclama. Diz que é preciso ampliar investimento e vê no caso do corpo que aguardou, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, mais de 13 horas pela chegada da viatura do Instituto Médico Legal (IML) resultado da falta de condição do estado com relação à área.

Assista à sabatina na íntegra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]