• Carregando...
Campanha eleitoral nestas três cidades começa no dia 1º de novembro. | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Campanha eleitoral nestas três cidades começa no dia 1º de novembro.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou, em resolução, que três municípios do estado tenham novas eleições para prefeito em 9 de dezembro deste ano.

A nova votação acontecerá em Congonhinhas, Japira e Rancho Alegre, municípios da região Norte do Paraná. Os partidos e coligações têm até esta quarta-feira (31) para realizar o registro das candidaturas. Já a partir do dia 1º de novembro a propaganda eleitoral está liberada. Ainda de acordo com a resolução do TRE-PR, os candidatos eleitos serão diplomados até 16 de janeiro de 2019.

LEIA TAMBÉM: Só dois eleitos tiveram votos no estado todo: a cara da nova Assembleia do Paraná

Por que as cidades terão nova eleição?

Os três municípios apresentaram problemas distintos entre os candidatos eleitos em 2016. No caso de Congonhinhas, o prefeito eleito, Luciano Merhy (PTB), teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico.

Já em Japira, o então prefeito, Walmir Wellington da Silva (DEM), morreu em dezembro de 2017 em um acidente de carro. O vice, José Geraldo dos Santos (DEM), foi cassado pela Câmara de Vereadores em julho deste ano.

Em Rancho Alegre, a chapa que elegeu a prefeita Darlene Prado Ferreira (MDB) foi cassada também por abuso de poder econômico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]