• Carregando...
Assembleia Legislativa: 49 dos 54 deputados estaduais paranaenses tentarão a reeleição | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Assembleia Legislativa: 49 dos 54 deputados estaduais paranaenses tentarão a reeleição| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A maioria esmagadora dos atuais deputados estaduais e federais do Paraná tentará manter a carreira no legislativo nas eleições deste ano. Na Assembleia Legislativa (Alep), 49 dos 54 deputados, ou seja, 90%, buscarão dar continuidade ao mandato, sendo 44 na própria Casa e outros cinco na Câmara Federal. Em Brasília, 26 dos 30 parlamentares (86%) que representam o estado na Câmara baixa também já se registraram como candidatos novamente. Veja a lista completa.

As comparações foram feitas com base nos dados publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que encerrou na última quarta-feira (15) o prazo de registro de candidaturas. A listagem não leva em conta o nome de políticos afastados, como o candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD), que deixou a Alep para entrar na corrida ao Executivo do Paraná.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe as notícias sobre o Paraná

No Senado, Roberto Requião (MDB) tenta reeleição. Ele vai disputar uma das duas cadeiras livres ao lado de outros 13 candidatos, entre eles Flavio Arns (Rede) que foi senador pelo Paraná entre 2003 e 2011. No pleito, há outros nomes de tradição política, como o ex-governador Beto Richa e o deputado federal Alex Canziani (PTB).

Subindo de base

A dança das cadeiras também chega às câmaras municipais. Em Curitiba, 18 dos 30 vereadores buscam ascender a instâncias maiores do Legislativo: 18 tentarão uma vaga na Alep e outros dois na Câmara Federal.

Neste ano, além do governador, o Paraná elege regionalmente 30 deputados federais e 54 deputados estaduais. Conforme o TSE, 429 registros foram feitos para a Alep e 717 para a Câmara dos Deputados, mas isso não significa que todos irão recorrer porque as documentações ainda estão em processo de análise.

ELEIÇÕES 2018: conheça todos os candidatos

Nos últimos anos, com o cenário ofuscado por escândalos de corrupção e gestões ineficientes, uma série de discussões vem destacando a importância da renovação na política brasileira – embora os números mostem que os esforços ainda estão na marcha lenta. No fim do ano passado, a Câmara dos Deputados chegou a promover um fórum para promover debates sobre como oxigenar a política nacional a partir do ponto de vista da sociedade civil.

Confira a lista de quem tenta permanecer no poder no Paraná:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]