• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo/Arquivo

Nesta semana, começam a vencer os prazos para quem optar por fazer o pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná. A quitação do tributo em parcela única dá direito a um bônus, que concede desconto de 3% sobre o valor integral. Os contribuintes também podem pagar o IPVA de forma parcelada – em três vezes –, mas, neste caso, perdem o desconto. Com o baixo rendimento de aplicações financeiras, se o dono do veículo tiver o dinheiro em mãos, vale a pena fazer o pagamento à vista.

O consultor Mehanna Mehanna, sócio-diretor da PHI investimentos, aponta que o dinheiro aplicado em caderneta de poupança ou fundos de renda fixa, por exemplo, dariam uma rentabilidade de cerca de 1,53% ao longo de três meses – período para pagamento parcelado. Como o pagamento à vista oferece um desconto de 3%, seria mais vantajoso ao contribuinte quitar o IPVA desta forma, em parcela única.

“Considerando que a taxa de juros está na casa de 7% para investimentos em rentabilidade de renda fixa, você vai ter aplicações rendendo entre 0,5 e 0,6% ao mês. Então, para quem está capitalizado, a recomendação é fazer o pagamento à vista”, disse Mehanna.

LEIA MAIS:  Como pagar o DPVAT no Paraná? Vencimento é nos próximos dias

A recomendação do consultor – é bom frisar – vale para quem tem o dinheiro em mãos ou aplicado em fundos de renda fixa, como a caderneta de poupança. Mehanna desaconselha o contribuinte a recorrer a outras fontes de financiamento – que tem juros maiores – para pagar o IPVA à vista.

“Não vale a pena fazer o pagamento à vista se, pra isso, vai te comprometer financeiramente, gerar desequilíbrio financeiro ou vai gerar outro financiamento”, apontou Mehanna. “Não vale a pena entrar no cheque especial ou no cartão de crédito, que tem juros muito maiores, para ter o desconto de 3% do IPVA”, completou.

Alíquotas e calendário

No Paraná, a alíquota do IPVA é de 3,5% para automóveis e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV. O calendário de pagamento é definido de acordo com o último algarismo da placa.

Para quem tem veículo com placa final 1 e 2, o prazo para pagamento à vista vence na quarta-feira (10). Os pagamentos parcelados começam no dia 22 de janeiro, com as placas final 1 e 2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]