• Carregando...
Rodovias são as principais reclamações dos industriários. | Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo
Rodovias são as principais reclamações dos industriários.| Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo

O descontentamento dos industriais do Paraná com a infraestrutura do estado foi traduzida em números. Sondagem feita pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) indica que apenas o setor de energia elétrica é poupado das críticas, com 37% de satisfação. Já as rodovias paranaenses encabeçam a lista de reclamações e desagradam a 54% dos empresários consultados. Na sequência vem o setor de telefonia, com 42% de insatisfeitos.

A maior parte dos entrevistados não opinou sobre portos, aeroportos e ferrovias, provavelmente por não depender do serviço para o negócio, mas o índice de satisfação entre os que opinaram também não foi alto. Chama a atenção o caso da infraestrutura ferroviária, que agrada a apenas 3% dos empresários consultados (o menor índice entre todos os avaliados).

Análise

De acordo com Marcelo Percicotti, gerente de Economia, Fomento e Desenvolvimento da Fiep, a situação das rodovias e da telefonia (que engloba os serviços de internet) influencia diretamente na produção da indústria.

“O que o empresário precisa é um bom acesso, com boa capacidade de escoamento e banda larga com estabilidade”, resume. Para ele, a relação custo-benefício de tais serviços, em particular, tem desagradado. “Interfere diretamente no negócio, que se insere dentro de um custo que já é alto”, explica.

Metodologia

O levantamento da Fiep foi feito com 440 das 5,5 mil indústrias de transformação do Paraná. A pesquisa contempla empresas de todos os tamanhos e regiões do estado, o equivalente a 10% de todos os empregados do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]