• Carregando...
Luciano Pizzatto foi deputado federal pelo Paraná. | Henry  Milléo / Gazeta do Povo/ Arquivo
Luciano Pizzatto foi deputado federal pelo Paraná.| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo/ Arquivo

O ex-deputado federal do Paraná Luciano Pizzatto morreu no início da madrugada desta quarta-feira (21) em Brasília, onde atuava como secretário de representação do governo do estado. Pizzatto sofreu um mal súbito em seu quarto de hotel na capital federal. Ele completaria 61 anos nesta sexta-feira (23).

A Polícia Militar do Distrito Federal informou que foi acionada por volta da 1h da madrugada “para averiguar um óbito” no Hotel Nacional, um dos mais conhecidos e tradicionais hotéis do Setor Hoteleiro, na área central de Brasília.

LUTO:  Políticos paranaenses manifestaram pesar pelo falecimento

“Segundo informações da testemunha, que se encontrava com a vítima no momento do óbito, ele tinha histórico de problemas cardíacos e sofria de diabetes, vindo a ter, provavelmente, algum mal súbito, logo após deitar-se para dormir, vindo a cair ao chão, batendo a cabeça no criado da cama, gerando um corte superficial em sua testa, resultando em sangramento no local”, informa a PM-DF. 

“A testemunha solicitou socorro aos seguranças do Hotel Nacional de Brasília e realizou por várias vezes massagem cardíaca na vítima. O SAMU foi chamado para o local, vindo a constatar o óbito após atendimento”, descreve a PM-DF. 

OBITUÁRIO:Luciano Pizzatto e sua capacidade de conversar até com adversários políticos

As investigações sobre o caso estão a cargo da Polícia Civil do Distrito Federal. O velório está marcado para quinta-feira (22), das 7 às 17 horas no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Luto oficial

O governador Beto Richa (PSDB) lamentou o falecimento e decretou luto oficial de três dias no estado. A Assembleia Legislativa também decretou luto e suspendeu a sessão plenária desta quarta (21) e as reuniões de comissões.

O governador determinou ainda que a Casa Militar dê suporte para a liberação do corpo.

Atuação em Brasília

Luciano Pizzatto foi nomeado para o cargo de secretário em Brasília em 31 de maio de 2017. Desde então, realizou reuniões com embaixadores na tentativa de aproximar o Paraná de investidores estrangeiros. 

Ainda na terça-feira (20), Pizzatto acompanhou a vice-governadora Cida Borghetti em compromissos em Brasília. 

No período, segundo o chefe de gabinete de Pizzatto, Henrique Di Luca, o ex-parlamentar também acompanhou de perto as demandas das secretarias estaduais junto a órgãos do governo federal e mantinha um bom relacionamento com a bancada do Paraná no Congresso. “Ele também mantinha os prefeitos do Paraná sempre informados sobre programas do governo federal, avisando onde eles poderiam captar recursos para os seus municípios.”    

O ex-parlamentar geralmente ficava em Brasília entre terça-feira e quinta-feira, permanecendo o restante da semana em Curitiba, onde efetivamente morava.  

LEIA MAIS:Bancada do PR prioriza área da agricultura no orçamento de 2018; veja todas as emendas

Trajetória

Nascido em Curitiba, Luciano Pizzatto foi aluno da Escola Técnica Federal do Paraná e da Universidade Federal do Paraná, onde se formou em engenharia florestal e, mais tarde, trabalhou como professor colaborador.

Candidatou-se pela primeira vez ao cargo de deputado estadual em 1986, pelo PMDB, e foi eleito suplente, assumindo o mandato em 1989. Em 1990, foi eleito deputado federal pelo PRN, mas no ano seguinte mudou para o PFL. Foi reeleito em 1994 e 1998.

Em 2002, candidatou-se ao Senado pelo Paraná, mas ficou em quarto lugar. 

Pizzatto foi candidato ao Senado.Jonathan Campos/Gazeta do Povo/ Arquivo

Em 2003, ao fim da legislatura, deixou seu cargo na Câmara, retornando como suplente em 2006.Entre 2011 e 2015, foi presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás).

Em 2016, foi pré-candidato à prefeitura de Curitiba, mas desistiu e disputou o pleito como vice da candidata Maria Victória, que hoje é deputada estadual pelo Partido Progressista (PP).

Luciano Pizzatto deixa esposa e três filhos.

Repercussão

Políticos paranaenses manifestaram pesar pelo falecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]