• Carregando...
 | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A greve dos caminhoneiros provoca a escassez de combustível em diversas cidades do Paraná, inclusive em Curitiba. Em nota, o Sindicombustíveis-PR informou, na manhã desta sexta-feira (25), que a capital tem poucos postos com estoque de gasolina e álcool. No final da manhã, 90% dos 340 postos da cidade já não tinham mais os dois combustíveis. De acordo com a entidade, o que resta deve acabar ainda durante a tarde. Em Maringá, ainda há alguns postos com álcool.

Em nova nota enviada nesta sexta, o sindicato informou que 90% dos 2.400 postos do Paraná já estavam sem gasolina e etanol por volta das 16h. A entidade também conta que recebeu informações de que, no final desta manhã, alguns caminhões-tanque tentaram sair com escolta da região da base da refinaria de Araucária, mas foram impedidos pelos grevistas.

De acordo com o Sindicombustíveis-PR, nesta sexta os estoques de gasolina e etanol estão esgotados em Londrina, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel, União da Vitória, Ponta Grossa e em todo o litoral do estado. Os municípios vizinhos a estas cidades também estão sem os combustíveis. “Caso algum caminhão-tanque consiga furar o bloqueio, pode ocorrer de um ou mais postos destas cidades voltar a funcionar, mas este tipo de possibilidade é cada vez mais remota”, conclui a nota.

Na quinta-feira (24), o sindicato já havia afirmado que havia “risco iminente de interrupção total no abastecimento”. Além da capital paranaense, cidades que são polos regionais, como Foz do Iguaçu, Guarapuava e Londrina, já estavam completamente sem gasolina, álcool e diesel em seus postos. Outras cidades também estavam à beira do desabastecimento.

TEMPO REAL: Siga as notícias do desabastecimento em Curitiba

No relatório, o Sindicombustíveis-PR destacou que os bloqueios se intensificaram, “estrangulando ainda mais a saída de caminhões da região de Araucária”, onde se localiza a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, que abastece a região. Como alguns veículos têm conseguido furar o bloqueio, não há como fazer um levantamento preciso do abastecimento em Curitiba.

Em Londrina, no Norte do Paraná, todos os 100 postos de combustíveis estão com os estoque de álcool e gasolina zerados. Na quinta-feira, poucos estabelecimentos ainda tinham diesel, “mas não se sabe até quando poderiam durar”, destacou o sindicato.

No Oeste do estado, a situação também é drástica: Foz do Iguaçu e pelo menos outros municípios estão com escassez total de gasolina e etanol. São eles: Medianeira, Matelândia, Santa Helena do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Terezinha do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Céu Azul e Missal.

O relatório apontou, ainda, que Guarapuava, no Centro-Sul, já estava completamente desabastecida e que, em Cascavel, poucos postos tinham apenas gasolina aditivada no fim da tarde desta quinta-feira (24). Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e as cidades do Litoral do estado também estão sem nenhum tipo de combustível.

O CAOS: Falta de alimentos e alta de preços: 6 impactos da greve que parou o Brasil

“Não consideramos mais o movimento como uma greve, e sim um abuso completo. Ficou evidente que não há uma liderança definida. Um acordo foi firmado mas não há lideranças capazes de unir os caminhoneiros para se chegar a um consenso”, diz a nota do sindicato enviada nesta sexta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]