• Carregando...
Beto Richa e Cida Boghetti na diplomação dos eleitos em 2014. | Brunno Covello/Gazeta do Povo/ Arquivo
Beto Richa e Cida Boghetti na diplomação dos eleitos em 2014.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo/ Arquivo

O ano de 2018 está acabando e, com ele, uma era no comando do governo do Paraná se encerra: o mandato Beto Richa- Cida Borghetti. Richa (PSDB), reeleito em 2014, governou até abril de 2018, quando renunciou para disputar uma cadeira no Senado – e não foi eleito. Quem assumiu o Palácio Iguaçu foi a vice, Cida (PP), que disputou a eleição para permanecer no cargo, mas foi derrotada por Ratinho Junior (PSD). O eleito toma posse em 1º de janeiro de 2019.

Com o término da gestão Richa-Cida, de 2015 a 2018, a Gazeta do Povo levantou quais promessas feitas por eles na campanha eleitoral de 2014 foram cumpridas. Para o balanço, a reportagem considerou as promessas com metas passíveis de avaliação, deixando de fora propostas muito vagas ou que não poderiam ser verificadas. Veja aqui a metodologia do levantamento.

Com isso, foram avaliadas 64 promessas de campanha. O resultado foi que 39% das promessas não foram cumpridas, 37,5% foram realizadas integralmente e 23,5% cumpridas parcialmente.

As áreas com mais propostas cumpridas foram Saúde (7) e Educação (5). Já Infraestrutura (5) e Segurança Pública (4) lideraram com relação ao número de promessas que não saíram do papel. Em muitos casos, o governo alega a crise financeira vivida pelo país no período e diminuição de investimentos por parte do governo federal.

Qual foi a metodologia do levantamento

A avaliação foi feita a partir de informações fornecidas pelo próprio governo estadual, de dados disponibilizados por órgãos públicos e do diagnóstico de entidades representativas de cada setor. Foram consultados o Sindicato dos Servidores Estaduais de Saúde do Paraná (SindSaúde); a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen); e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

A partir das informações coletadas, as propostas foram classificadas em três categorias: cumpriu (quando o governo realizou integralmente a promessa), não cumpriu (quando não houve nenhuma ação para atingir a meta, ou quando as ações realizadas foram insuficientes) e cumpriu parcialmente (para as propostas que foram ao menos 50% implementadas).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]