• Carregando...
O Hospital de Clínicas da UFPR | Atila Alberti/Tribuna do Paraná/Arquivo
O Hospital de Clínicas da UFPR| Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná/Arquivo

Maior hospital público do estado, o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está incorporando, nesta semana, cerca de 560 novos servidores contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), cogestora do complexo. Os novos funcionários deveriam ter assumido os postos de trabalho até setembro do ano passado, mas a Ebserh postergou a convocação, por falta de recursos. A expectativa da direção do HC é de que a chegada dos novos trabalhadores possibilite a reabertura de 100 leitos, inclusive de vagas em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Segundo o HC, estava prevista a chegada de cerca de 580 novos servidores, entre funcionários administrativos, médicos, enfermeiros e técnicos de diversas especialidades. Destes, perto de 560 entregaram a documentação e foram incorporados ao hospital. Ao longo desta semana, eles passam por um processo de integração, conhecendo a estrutura do complexo hospitalar e os setores específicos em que vão trabalhar.

A Ebserh passou a fazer a gestão compartilhada do HC em 2014. O contrato foi baseado em um plano de reestruturação, que previa a contratação de 1,773 mil novos servidores para o complexo. Até agosto do ano passado, 750 funcionários haviam sido incorporados. Com a chegada dos 560 novos servidores, o HC passa a contar com mais de 1,4 mil trabalhadores contratados via Ebserh. Segundo a superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani, as cerca de 380 vagas que não foram preenchidas dizem respeito a candidatos que foram convocados, mas que desistiram de assumir os respectivos postos de trabalho.

LEIA MAIS: Investigação no Banco de Ossos do HC pede devolução de R$ 14 milhões

“Foi um concurso de âmbito nacional, com muita gente aprovada de outros estados. Então, os aprovados escolhem o que é melhor pra eles. Alguns acabam desistindo. Outros, também são aprovados em outros concursos”, disse a superintendente.

Ampliação

O HC tem capacidade para 650 leitos, mas, até o início de 2017, o hospital conseguia manter apenas 400 dessas vagas. Com o aporte de funcionários da Ebserh incorporados no ano passado, a partir do segundo semestre o hospital já conseguiu reabrir 50 leitos. Agora, com a chegada da nova leva de funcionários, a superintendente do complexo planeja reabrir outros 100 leitos, “já nos próximos dias”.

“O impacto dessas contratações não é para o HC, é para a saúde de Curitiba e do estado do Paraná. Será possível abrir 100 novos leitos já nos próximos dias, ampliar o número de consultas e de atendimentos especializados”, apontou Claudete.

LEIA MAIS:Em crise e à venda, Evangélico cobra promessas de campanha de Greca

Nesta ampliação, a direção do HC destaca o aporte na UTI neonatal, que hoje dispõe de 25 leitos e que passará, até março, a operar com a capacidade máxima: 40 vagas. “Além disso, entre os que chegaram, recebemos 15 anestesistas, o que aumenta a nossa capacidade cirúrgica”, completou a superintendente do hospital.

No ano passado, o HC assinou um novo contrato com a prefeitura de Curitiba, que previa metas de atendimento mais ousadas. Ante o repasse de R$ 11,2 milhões por parte da prefeitura, o hospital, em contrapartida, teve que ampliar o número de consultas: de 25 mil por mês, para 35 mil. Segundo a direção do complexo, a meta vem sendo batida pela unidade hospitalar.

O Complexo HC

O HC oferece atendimento 100% gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), no nível terciário, ou seja, em casos de alta complexidade. O maior hospital público do Paraná tem, hoje, cerca de 3,5 mil funcionários, entre as áreas médica, administrativa e assistencial. Além do HC, o complexo compreende também a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que disponibiliza 50 leitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]