• Carregando...
Daniel Slaviero Pimentel foi indicado para a presidência da Copel. | Luis Macedo/Arquivo
Daniel Slaviero Pimentel foi indicado para a presidência da Copel.| Foto: Luis Macedo/Arquivo

Pela vontade de Ratinho Júnior (PSD), o escolhido para assumir a presidência da Copel já está definido. Mas, como se trata de uma estatal, não basta a indicação do governador eleito. O nome precisa passar por aprovação no Conselho de Administração da empresa e também pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já que tem ações negociadas em bolsas de valores. Além disso, o indicado precisa cumprir uma série de exigências da legislação para provar que se trata de uma nomeação técnica e não política.

A assessoria de imprensa de Ratinho Júnior confirmou a indicação de Daniel Pimentel Slaviero, que vinha circulando nos bastidores como possibilidade nas últimas semanas, numa espécie de balão de ensaio para testar as reações do mercado e também do público interno da Copel. Atualmente, Slaviero é diretor do SBT em São Paulo, mas já ocupou a presidência da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). É formado em Administração de Empresas, com pós-graduação no exterior.

Daniel é neto do ex-governador Paulo Pimentel (que também foi presidente da Copel) e irmão de Eduardo Pimentel – vice-prefeito de Curitiba e também secretário municipal de obras. A lei das estatais não permite a nomeação de pessoas que sejam parentes de ocupantes de cargo de primeiro escalão. Há dias já se comenta na prefeitura que Eduardo Pimentel estaria disposto a abrir mão da secretaria em prol do irmão. Foi o que aconteceu nesta terça-feira (11) – a exoneração foi assinada e deve ser publicada na próxima edição do diário oficial. A negociação também seria parte do acordo para amalgamar o apoio político de Ratinho à reeleição de Rafael Greca, com Pimentel mantido na condição de vice.

O próximo passo é a avaliação do currículo do indicado pelo Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE), criado em 2016 justamente para avaliar se as nomeações respeitam a lei de estatais. O nome também é avaliado pelas estruturas jurídicas da estatal. Na sequência, a indicação é encaminhada para apreciação no Conselho de Administração da Copel.

A próxima reunião está marcada para esta quarta-feira (12). A Gazeta do Povo consultou a empresa na manhã de terça-feira (11) e a informação repassada pela assessoria de imprensa foi de que a indicação de nome para a presidência não estava nos assuntos da pauta. Contudo, ainda é possível uma inclusão de última hora. A reunião de janeiro ainda não tem data marcada, mas ainda pode ser convocada uma reunião extraordinária para discutir a nomeação. Há também a necessidade de a indicação ser comunicada à CVM. Teoricamente, até lá, o atual presidente, Jonel Iurk, fica à frente do cargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]