• Carregando...
Mais Médicos é um programa do governo federal em parceria com prefeituras. | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Mais Médicos é um programa do governo federal em parceria com prefeituras.| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

Começou nesta quarta-feira (21) o prazo para as inscrições de profissionais no programa Mais Médicos. Um edital de provisão foi lançado pelo Ministério da Saúde para a ocupação das vagas abertas com a saída dos médicos cubanos do Mais Médicos. No total, são ofertadas 8.517 vagas no país para 2.824 municípios e 34 distritos indígenas.

No Paraná estão disponibilizadas 458 vagas em 187 cidades. No estado, as cidades que mais tem vaga são Ponta Grossa (56), Guarapuava (13), Apucarana, Londrina e São Mateus do Sul (10). Consulte aqui como está a situação da sua cidade.

Publicado no Diário Oficial da União, o chamamento, em caráter emergencial, é direcionado a médicos formados em instituições brasileiras de ensino superior do Brasil ou que tenham diploma revalidado no Brasil. Os profissionais têm até as 23h59 do dia 25 de novembro para demonstrar interesse e devem começar a trabalhar já em 3 de dezembro.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no endereço http://maismedicos.gov.br, e valem como concordância expressa do interessado com as condições, regras e normas estabelecidas no âmbito do programa e também com a normatização do Sistema Único de Saúde.

INFOGRÁFICO: Vagas abertas para o Mais Médicos no Brasil

A partir da confirmação de inscrição, o médico poderá selecionar em qual local pretende trabalhar, mas essa escolha – conforme o edital – fica sujeita à disponibilidade. A alocação será feita por ordem de chegada, desse modo, quem fizer a inscrição primeiro tem maior leque de opções e preferência no processo. A validação da vaga será feita pelo gestor municipal, no momento em que o inscrito fizer a entrega dos documentos exigidos no processo.

PODCAST: Mais Médicos sem os cubanos: o impacto da saída dos profissionais no Paraná?

Qual será o salário dos médicos?

A remuneração bruta prevista aos médicos participantes é de R$ 11.865,60 e poderá ser paga por prazo máximo de 36 meses. O edital prevê ainda descontos previdenciários da ordem de R$ 621,04.

Para fazer jus à bolsa-formação, o médico deverá cumprir carga semanal de 32 horas de atividades em unidades básicas de saúde no município, mais oito horas, também por semana, em atividades acadêmicas teóricas.

Instabilidade

Por volta das 10 horas da manhã, a reportagem da Gazeta do Povo percebeu instabilidades no acesso ao site. Em nota, o Ministério da Saúde informou que as inscrições do Programa Mais Médicos estão ativas e que, “devido ao grande número de acessos, o Sistema para a inscrições têm registrado picos, e nesses momentos, pode haver dificuldades de acesso, que é retomado em seguida. Desde terça-feira (20), já foram registrados um milhão de acessos, e na primeira hora desta quarta-feira (21), registradas inscrições de dois mil médicos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]