• Carregando...
O IBMP já fornece kits para diagnóstico de doenças como Hepatite e HIV nos bancos de sangue. | Peter Ilicciev/Fiocruz
O IBMP já fornece kits para diagnóstico de doenças como Hepatite e HIV nos bancos de sangue.| Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), associação sem fins lucrativos ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ao governo estadual, lançou um fundo patrimonial para financiar pesquisas em inovação na área da saúde. O fundo, primeiro do tipo no setor no Brasil, receberá doações de pessoas físicas e jurídicas, em qualquer valor. O IBMP divulgou o regulamento para o fundo, também chamado de endowment, em seu site .

RECEBA diariamente pelo WhatsApp as principais notícias do Paraná

Diretor-presidente do instituto, Pedro Barbosa explica que a principal característica desse tipo de fundo é a preservação dos recursos originalmente doados. “O dinheiro do endowment não se confunde com o do IBMP. O que é utilizado para os investimentos é o rendimento do valor que está depositado no fundo”, diz. Portanto, ao longo do tempo, o que é acumulado por meio do fundo se transforma em patrimônio para o instituto.

LEIA MAIS: Coordenador do estudo da Dom Cabral ganha comando do Tecpar

A partir da arrecadação, os rendimentos serão aplicados em pesquisas já desenvolvidas pelo IBMP, relacionadas ao diagnóstico in-vitro e também ao desenvolvimento de produtos terapêuticos. “Vemos no fundo uma alternativa para financiar as nossas pesquisas, já que os recursos destinados à área no Brasil estão cada vez mais escassos”, explica Barbosa.

O que faz o IBMP?

Apesar de ser vinculado ao IBMP, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o governo estadual não terá ingerência direta sobre os recursos arrecadados. “ A participação do governo está no conselho de administração do instituto”, diz o diretor-presidente. São cinco assentos, sendo três de representantes da Fiocruz e dois do governo estadual.

Os produtos desenvolvidos no IBMP são adquiridos pela Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Entre eles estão os kits diagnóstico para Hepatite B e C e HIV, utilizados para controle do sangue nos hemocentros de todo o país.

Recentemente, o instituto desenvolveu outro kit, para diagnóstico de febre amarela. Também estão no foco das pesquisas do IBMP as terapias para doenças autoimunes.

LEIA TAMBÉM: Propostas de traçado alternativo para Faixa de Infraestrutura estão em estudo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]