• Carregando...
Justiça Eleitoral do Paraná restringiu a participação do apresentador Ratinho (foto) na campanha do filho, Ratinho Júnior | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Justiça Eleitoral do Paraná restringiu a participação do apresentador Ratinho (foto) na campanha do filho, Ratinho Júnior| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Justiça Eleitoral concedeu uma liminar, na sexta-feira (21), que restringe a participação do apresentador Ratinho em eventos de campanha do filho, Ratinho Júnior (PSD), candidato ao governo do Paraná. Segundo a decisão do desembargador Gilberto Ferreira, o comunicador até pode ir aos comícios e discursar, desde que “não pratique atos que possam configurar animação do evento”. Além disso, a coligação de Ratinho Junior está proibida de anunciar antecipadamente as eventuais participações do pai nos atos de campanha.

Em sua análise preliminar, o desembargador disse ser possível aferir que Ratinho Júnior vem “utilizando a presença do pai, em princípio lícita, nos comícios como forma de atrair público para os eventos” e que a “presença do apresentador no material publicitário [anúncio dos eventos de campanha] é um indício claro desse desvirtuamento”. O magistrado estabeleceu multa de R$ 70 mil em caso de descumprimento.

LEIA TAMBÉM: Justiça manda apreender jornal com manchete “sensacionalista” sobre Ratinho Junior

A decisão também restringe a participação do cantor sertanejo Camilo Reis nos eventos de campanha de Ratinho Junior. Segundo a ação, o artista – que apresenta um programa da Rede Massa, aos domingos – também vem se apresentando nos comícios do candidato do PSD.

Ação foi ajuizada pela coligação de Cida

A ação havia sido ajuizada pela coligação de Cida Borghetti (PP), que argumentou que Ratinho estaria comparecendo aos eventos de campanha do filho “não no papel de pai do candidato, mas sim como famoso apresentador, o que teria o condão de desequilibrar o pleito”.

No processo, Cida incluiu materiais que comprovam a participação de Ratinho em oito eventos de campanha, entre 24 de agosto a 9 de setembro, em cidades como Jandaia do Sul, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, União da Vitória e Curitiba. O apresentador do SBT era anunciado como atração nesses eventos.

LEIA MAIS: Como Beto Richa virou o aliado que ninguém quer por perto

Um dos convites – de um comício em Bandeirantes – anexados ao processo diz: “Convidamos você e sua família à participares do encontro com RATINHO pai em apoio a candidatura do futuro governador do Paraná, Ratinho Júnior 55. Venha dar um abraço no Ratinho!”.

Cerceamento

Por meio de sua assessoria de comunicação, a campanha de Ratinho Junior vê a ação como uma retaliação. Segundo a coligação, a decisão representa o cerceamento do direito de um pai de acompanhar os atos de seu filho, no momento mais importante de sua carreira política. A candidatura acrescentou que o apresentador deve continuar participando dos atos de campanha e dando seu testemunho de pai.

Em campanha

Na última quinta-feira (20), Ratinho substituiu o filho em um evento de campanha no Parolin, em Curitiba. O candidato do PSD se reuniria com moradores da comunidade, mas o avião que o traria a Curitiba não pôde decolar por causa do mau tempo. Então, o seu pai participou no seu lugar. Em seu discurso, o apresentador do SBT alfinetou os concorrentes do filho, dizendo que, por nunca terem sido “pobres”, eles não teriam condições de representar o povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]