i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
prepare o orçamento

Licenciamento anual de veículo: quanto custa, como pagar e quando vence no PR

Tire suas dúvidas sobre o Licenciamento Anual de Veículo. Quem não pagar está sujeito a multa e outras penalidades

  • PorDa Redação
  • 11/01/2018 10:14
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O pagamento do licenciamento do veículo é feito no segundo semestre do ano e, em 2018, custará R$ 83,13 aos paranaenses. Ou seja, ele é pago depois do IPVA e do seguro DPVAT, cujo vencimento ocorre em janeiro no estado.

Veja como pagar o DPVAT no Paraná e tire suas dúvidas sobre o IPVA

Após o pagamento do licenciamento, do IPVA e de outros débitos (como multas), o motorista recebe o documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Esse documento é de porte obrigatório na forma original.

Quando pagar o licenciamento?

A cobrança do Licenciamento Anual de Veículo é feita sempre no segundo semestre do ano. A data de vencimento varia de acordo com o final da placa e pode ser consultada no site do Detran-PR.

Como emitir e pagar a guia?

O boleto não é mais enviado para a residência dos condutores. Por isso, cada motorista precisará emitir sua guia de pagamento no segundo semestre do ano:

• Pelo app do Detran-PR (disponível para Android e IOS. O pagamento é pelo Bankline do Banco do Brasil)

• Pelo site do Detran-PR

• Em um toten do Detran (pode pagar com cartão de débito de qualquer banco, exceto bandeira Elo, ou emitir a guia)

• Pelo Banco do Brasil

• Pelo Banco Cooperativo Sicredi

• Pelo Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB)

• Pelo Banco Rendimento

Como receber o documento do veículo?

Após o pagamento do licenciamento e demais débitos, o documento do veículo será encaminhado pelos Correios para o endereço cadastrado junto ao Detran-PR.

Por causa disso, o órgão orienta que você mantenha seu endereço atualizado. Caso tenha se mudado, informe o Detran.

O que acontece se não pagar?

Segundo o Detran-PR, o motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O Art. 230, V do Código de Trânsito Brasileiro, prevê aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo, de acordo com o órgão.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.