• Carregando...
 | Ricardo Stuckert
| Foto: Ricardo Stuckert

Rosto conhecido desde que discursou da tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná durante a ocupação de escolas em outubro do ano passado, a estudante secundarista Ana Júlia, de 16 anos, recebeu uma homenagem do ex-presidente Lula no Facebook. No início da noite desta quinta-feira (11), o petista postou uma foto abraçado à jovem, tirada no palco de onde ele discursou na Praça Santos Andrade, em Curitiba, após depor por quase cinco horas ao juiz Sergio Moro.

Assista ao famoso discurso de Ana Júlia na Assembleia Legislativa.

Nesta quarta-feira (10), diante de milhares manifestantes que vieram à capital paranaense prestar apoio a ele, Lula já havia anunciado a filiação da estudante ao PT. “Ana Júlia me disse: em resposta ao que estão fazendo com você, vou me filiar ao PT”, afirmou. Em seguida, de microfone nas mãos, a jovem disse que o ex-presidente foi “quem mais construiu universidades neste país”. “Educação não é gasto. Educação é investimento”, respondeu o petista.

E o encontro entre eles foi destacado por Lula no Facebook. “Na noite desta quarta-feira (10) Lula voltou ao palco em Curitiba e chamou a secundarista curitibana Ana Júlia! Emocionada, ela agradeceu e disse estar feliz por dividir o palco com o presidente que mais universidades fez no Brasil!”, diz a postagem.

Na Assembleia

Escalada para defender as ocupações que tomaram mais de 850 escolas no Paraná no final de 2016, em protesto contra a reforma do ensino médio, Ana Júlia fez um discurso emocionado e firme da tribuna do Legislativo paranaense, diante dos deputados estaduais. O vídeo logo “viralizou” na internet.

“Nós [estudantes] fomos a categoria mais combativa contra o golpe e contra os retrocessos em 2016. Em 2017, não vamos abaixar a cabeça. Vai ter luta sim. Fora, Temer”, discursou ela. “A indignação foi o que fomentou as ocupações. Nós continuamos indignados e vamos continuar lutando.”

A jovem ainda convidou os parlamentares a ir às ocupações e disse que os alunos aprenderam mais sobre política e cidadania em uma semana de educação do que nas aulas regulares. “Deixamos de ser adolescentes e viramos cidadãos”, disse na ocasião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]