• Carregando...
 | /
| Foto: /

A saída dos profissionais cubanos do Mais Médicos, anunciada pelo governo de Cuba na quarta-feira (14), terá impacto em 2.885 cidades do Brasil. Em 1.575 destes municípios, o atendimento no programa é feito somente por médicos cubanos. No total, esses profissionais ocupam 8,5 mil vagas, o equivalente a 47% do Mais Médicos.

Por conta do desentendimento entre Jair Bolsonaro (PSL) e o governo cubano, os médicos da ilha começam a voltar para casa no dia 25 deste mês.

Apesar de não estar entre os mais afetados, o Paraná sentirá os impactos da saída dos cubanos do programa: 458 profissionais deixarão o estado. Clique aqui para ver se sua cidade vai perder profissionais com a saída dos cubanos do Mais Médicos. A cidade mais afetada deve ser Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que tem 56 profissionais vindos de Cuba.

Em 117 municípios do Paraná, o programa Mais Médicos deixará de ter profissionais atendendo a população após o retorno dos cubanos – ao menos que até lá os editais que o Ministério da Saúde prevê lançar sejam preenchidos.

No podcast Pequeno Expediente desta semana, as jornalistas Giulia Fontes e Katia Brembatti dão mais detalhes sobre os reflexos das mudanças no Mais Médicos no Paraná.

O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]