• Carregando...
Luiz Alberto Martins de Oliveira . | Senado/Divulgação
Luiz Alberto Martins de Oliveira .| Foto: Senado/Divulgação

O ex-senador pelo Paraná, ex-deputado e ex-secretário estadual Luiz Alberto Martins de Oliveira morreu no domingo (1.º), aos 70 anos. O corpo será velado nesta segunda-feira (2) na capela da Assembleia Legislativa do Paraná. O enterro será no cemitério Parque Iguaçu às 17 horas. Oliveira faleceu na residência dele, no Bairro Alto, em Curitiba, por causas naturais.

Nascido em Clevelândia (Sudoeste do Paraná) em 2 de julho de 1947, Oliveira teve uma vida sempre ligada ao estado e à política – bem como seu irmão, Cândido Martins de Oliveira, que foi deputado estadual, secretário do governo paranaense e conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná.

Leia também: Curitiba já foi a capital do Brasil por três dias

De funcionário da Assembleia a deputado estadual por quatro mandatos

Segundo sua biografia feita pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV (Fundação Getulio Vargas), Luiz Alberto Martins de Oliveira ingressou no serviço público como funcionário da Assembleia. Após se formar em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), assumiu o cargo de procurador do Legislativo estadual.

Na década de 1970, ocupou, ainda, cargos do segundo escalão do Executivo estadual na área de educação, durante o governo de Emílio Hoffmann Gomes (1973-1975).

Foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 1974 pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar. Reelegeu-se sucessivamente em 1978, 1982 e 1986 – nas duas últimas eleições, pelo PDS (Partido Democrático Social), o partido que sucedeu a Arena e que hoje é o PP (Partido Progressista).

Leia também: Laboratório de gestores, Curitiba é crucial nas eleições para o governo do Paraná

A passagem pelo Senado: o suplente que assumiu a cadeira por duas vezes

Em 1990, participou como primeiro suplente da chapa vitoriosa do então candidato ao Senado José Eduardo de Andrade Vieira, dono do banco Bamerindus. A dupla repetiu a dobradinha na eleição de 1994.

Como José Eduardo se licenciou do Senado por dois períodos para ocupar o cargo de ministro nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, Oliveira foi efetivamente senador do Paraná entre 1992 e 1993 e de 1995 a 1996.

No cargo de senador, Oliveira participou, em 1993, da CPI do Orçamento – que investigou 40 parlamentares suspeitos de terem liberado verbas federais de forma irregular. No fim de 1993, ele se licenciou do Senado para assumir a presidência da Telepar – a estatal de telefonia do governo do Paraná. Voltou ao Senado em 1995 e deixou a cadeira no ano seguinte, quando José Eduardo deixou a Esplanada.

O último cargo público: secretário estadual do governo de Jaime Lerner

Em 1997, o então governador do Paraná Jaime Lerner nomeou Oliveira para o cargo de secretário especial. Um ano depois, assumiu a Casa Civil do governo estadual. Deixou o cargo em 1999.

Após essa passagem pelo governo Lerner, ele não voltou mais à política e passou a se dedicar a suas fazendas no sudoeste do Paraná.

Luiz Alberto Martins de Oliveira deixa viúva e quatro filhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]