• Carregando...
 | Aniele Nascimento    /    Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Das 30 cadeiras reservadas na Câmara dos Deputados para o Paraná, 11 serão ocupadas pelos próximos quatro anos por políticos que tiveram na capital Curitiba seu melhor desempenho nas urnas, em quantidade de votos. A principal base eleitoral dos demais 19 eleitos da bancada do Paraná segue para o interior.

O mais votado na capital paranaense foi um ex-prefeito da cidade, Gustavo Fruet (PDT), que também já foi deputado federal e agora volta a Brasília. Ele obteve mais de 80 mil votos (80.307 votos) somente em Curitiba, o que corresponde a mais de 70% do total de votos obtidos por ele (113.252 votos).

Outros dez eleitos para a bancada do Paraná também registraram um número maior de votos em Curitiba. São eles: Felipe Francischini (PSL); Ney Leprevost (PSD); Christiane Yared (PR); Paulo Martins (PSC); Sargento Fahur (PSD); Luciano Ducci (PSB); Gleisi Hoffmann (PT); Aroldo Martins (PRB); Rubens Bueno (PPS); e Diego Garcia (PODE).

CAIXA ZERO: Fruet se apequena; Francischini faz enquete com cachorro

Além de Fruet, Ducci também já foi prefeito de Curitiba. Gleisi Hoffmann e Rubens Bueno já se candidataram ao posto em outros pleitos.

Apesar da “bancada de Curitiba” representar praticamente um terço das 30 cadeiras do Paraná na Câmara dos Deputados (11 cadeiras ou cerca de 35%), o eleitorado da capital (1.338.335 pessoas) corresponde a 16,79% do eleitorado paranaense (7.971.087 pessoas).

Mas nem todos os 11 eleitos com o maior número de votos em Curitiba possuem apoiadores concentrados na capital. Rubens Bueno, por exemplo, fez 13.753 votos em Curitiba, e apenas pouco menos na cidade de Campo Mourão, 13.339. O mesmo acontece com Diego Garcia, que fez 6.311 votos em Curitiba, mas tem sua principal força no Norte do Paraná – onde fez 5.977 votos em Londrina e 5.791 em Jacarezinho. 

LEIA MAIS: Impulsionamentos no Facebook e no Google “falharam” nas eleições no Paraná

Sargento Fahur, que foi o mais votado da bancada do Paraná a partir de uma campanha forte na internet, fez 314.963 votos espalhados pelo estado: ele teve 47.147 votos em Curitiba, mas também registrou 38.937 em Maringá, 10.214 em Londrina e 10.155 em Cascavel.

A principal base eleitoral dos demais 19 eleitos da bancada do Paraná segue para o interior: Boca Aberta (PROS), Filipe Barros (PSL) e Luísa Canziani (PTB) fizeram mais votos em Londrina; Ricardo Barros (PP), Ênio Verri (PT) e Luiz Nishimori (PR) fizeram mais votos em Maringá; Vermelho (PSD) e Giacobo (PR) fizeram mais votos em Foz do Iguaçu; Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PSB) fizeram mais votos em Ponta Grossa. 

Outros eleitos também são “representantes” do interior ou região metropolitana: Cascavel tem Hermes Frangão Parcianello (MDB); Pinhais tem Luizão Goulart (PRB); Toledo tem Schiavinato (PP); Irati tem Leandre (PV); Castro tem Aline Sleutjes (PSL); Santo Antônio da Platina tem Pedro Lupion (DEM); Fazenda Rio Grande tem Toninho Wandscheer (PROS); Apucarana tem Sérgio Souza (MDB); e Cruzeiro do Oeste tem Zeca Dirceu (PT).

JOÃO FREY: PR-323: o custo da corrupção para o interior do Paraná

Confira no mapa quantos votos fez cada deputado federal eleito pelo Paraná, em cada município:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]