• Carregando...
Governador eleito Ratinho Junior participou da abertura do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, em Foz. | Mariana Kojunski/Rede Massa
Governador eleito Ratinho Junior participou da abertura do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, em Foz.| Foto: Mariana Kojunski/Rede Massa

A criação de novos consórcios municipais no Paraná foi apontada como alternativa para aplicação inteligente do dinheiro público no estado. A ideia foi defendida nesta quinta-feira (06) pelo governador eleito Ratinho Junior (PSD) durante abertura do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, em Foz do Iguaçu. O evento é organizado pela Associação dos Municípios do Paraná e debate entre esta quinta e sexta (07) temas que compõem a agenda municipalista, como o Pacto Global da ONU, improbidade administrativa e endividamento dos municípios.

“Não podemos ignorar que 85% das cidades do Paraná possuem população abaixo de 20 mil habitantes. Precisamos observar que a grande maioria dos problemas enfrentados por estes municípios é comum às suas respectivas regiões. É fundamental unirmos estas cidades por meio de consórcios para que possam ampliar as condições de resolução de suas demandas. Com ações conjuntas poderão otimizar a aplicação de recursos, diminuir custos e ofertar melhores serviços”, sugeriu Ratinho Junior ao presidente da AMP, prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini (PMDB).

LEIA MAIS: Equipe de governo de Ratinho Junior tem mais dois nomes confirmados

Ratinho Junior reforçou sua ideia aos prefeitos ao pontuar durante o encontro a necessidade de planejamento estratégico para execução de políticas públicas eficazes a médio e longo prazo. “Se não houver planejamento, o que haverá é gasto. Somente com planejamento é que conseguimos garantir investimentos. E, assim, termos ações que verdadeiramente se transformem em conquistas de melhores serviços para nossa sociedade”, completou.

A governadora Cida Borguetti (PP) também marcou presença no evento que reuniu centenas de prefeitos, secretários e servidores municipais de todas as regiões do Paraná. Em tom de despedida, Cida fez o discurso mais longo da abertura do encontro ao destacar por 50 minutos as principais conquistas durante sua passagem pelo Palácio Iguaçu. Lembrou que completava exatos oito meses no cargo e ressaltou a saúde financeira que deixará de legado a Ratinho. “Todos os compromissos que assumi têm recursos garantidos, sem usar nenhum centavo do orçamento de 2019. O futuro governador poderá investir já no início da gestão”, afirmou.

Para o presidente da AMP, prefeito Frank Schiavini, a principal expectativa da entidade é a consolidação do diálogo já existente. Diante disso, defendeu a continuidade das obras iniciadas e pagamento dos convênios em andamento. “Sabemos da seriedade do próximo governador. Os compromissos precisam ser honrados. Vamos ampliar o que já conquistamos e buscar cada vez mais um desenvolvimento que observe as demandas de acordo com a peculiaridade de cada região. Estas são as nossas aspirações”, compartilhou.

SAIBA MAIS: Entenda o estudo da Fundação Cabral que vai balizar a gestão Ratinho Junior

Transição

A transição de governo entre Cida e Ratinho Junior foi pontuada no encontro. “Eu e a governadora Cida Borguetti temos uma relação de muito respeito e compromisso com os paranaenses. Quero destacar a forma como toda a transição tem sido realizada. A equipe da governadora se colocou à disposição e estamos juntos fazendo um belo trabalho para iniciarmos 2019 da melhor forma”, declarou o futuro chefe do Executivo estadual.

À reportagem, Ratinho Junior ponderou dificuldades relacionadas a informações da Secretaria da Fazenda. “Trocaram o software que faz a gestão dos dados há algum tempo e isso prejudica a obtenção de muitas informações. Entretanto, esta é uma questão técnica e que será resolvida. O fato é que começaremos o próximo ano com 60% das informações pertinentes. Já identificamos casos de pagamentos em duplicidade e outras contas que não são pagas porque estão sem esse cronograma. Isso nos deixa preocupados, afinal, o Tribunal de Contas cobra essas informações. Um problema técnico, que nos preocupa, mas que será resolvido”, finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]