• Carregando...
Reação da economia doméstica, de hotéis a restaurantes, ajudou setor de serviços do estado. | Antônio More/Gazeta do Povo
Reação da economia doméstica, de hotéis a restaurantes, ajudou setor de serviços do estado.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O Paraná teve o maior aumento mensal de vendas do país no setor de serviços, que vai de alimentação a transportes. De acordo com o levantamento mais recente divulgado pelo IBGE, de junho para julho, a alta foi de 7,1%. Dos 27 estados, somente mais dois também tiveram crescimento nesse período (Amazonas e Mato Grosso).

Já no acumulado do ano (janeiro a julho), a alta é de 4% na comparação com o mesmo período de 2016, atrás apenas de Mato Grosso (4,2%). Também nesse levantamento, somente três estados do país têm índice positivo – o outro é o Rio Grande do Norte. A média geral brasileira é de - 4%.

LEIA TAMBÉM: Ex-diretor da Secretaria de Educação volta a ser preso em ação da Quadro Negro

No entanto, o acumulado dos últimos doze meses mostra o quanto a crise pela qual passa o país ainda afeta a economia paranaense. No período, a variação estadual no setor de serviços é de - 0,6%. Ainda assim, é o melhor índice do país, que, no geral, está na casa de - 4,6%.

No total, o setor de serviços representa de 40% a 45% da economia do estado. De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), como a demanda doméstica vem reagindo, o levantamento do IBGE apontou crescimento de 13% nos serviços prestados às famílias paranaenses, nos sete primeiros meses do ano. Isso se explicaria pelo avanço das vendas em hotéis e restaurantes.

Da mesma forma, impulsionados pela boa safra agrícola, serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios tiveram alta de 12,8% de janeiro a julho, na comparação com mesmo período do ano passado.

Já serviços profissionais, administrativos e complementares – como contadores, advogados e arquitetos - avançaram 4,2%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]