• Carregando...
Urnas eletrônicas ainda serão usadas mais uma vez em 2018 no Paraná. | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Urnas eletrônicas ainda serão usadas mais uma vez em 2018 no Paraná.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O segundo turno da eleição para a presidência da República, no dia 28 de outubro, deveria ter sido a última visita dos paranaenses às urnas em 2018. Para cerca de 13 mil moradores de três cidades do estado, porém, a democracia chama mais uma vez, 43 dias depois. Em Congonhinhas, Japira e Rancho Alegre, pequenos municípios do Norte Pioneiro, os eleitores voltarão a escolher, de maneira extraordinária, seus representantes para prefeito e vice-prefeito neste domingo (9). A votação começa às 8 horas e se estende até as 17 horas.

O comparecimento extra às seções eleitorais se dará por motivos diversos, mas com todos os casos sendo apoiados no parágrafo 3º do artigo 224 do Código Eleitoral. O texto garante a realização de novo pleito em caso de indeferimento do registro, cassação do diploma ou perda do mandato do candidato eleito em pleito majoritário.

Neste domingo, o maior número de paranaenses com direito de ir às urnas está em Congonhinhas. São cerca de 6.400 eleitores aptos a escolher entre dois candidatos à prefeitura - Valdinei Aparecido de Oliveira (PTB), presidente da Câmara dos Vereadores e atual prefeito interino, ou o vereador Aparecido Renato Honório (PSDB). Eleitos em 2016, o prefeito Luciano Merhy (PTB) e o vice Carlos Tansini da Silva (MDB) tiveram os registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral em junho deste ano, com base na Lei da Ficha Limpa.

LEIA MAIS: Confira o resultado das eleições 2018 nos municípios do Paraná

Em Japira, 3.669 eleitores terão de escolher um novo administrador para a cidade depois que José Geraldo Santos (DEM) foi cassado pela Câmara Municipal por infração político-administrativa. Eleito vice-prefeito em 2016, ele havia assumido o poder depois do falecimento do prefeito Walmir Wellington da Silva (DEM) em um acidente de carro. Nelson Cesare de Oliveira Weisheimer (PSDB) e Angelo Marcos Vigilato (PSB) disputam os votos para o cargo.

Por fim, em Rancho Alegre (região de Londrina), o pleito servirá para apontar os substitutos da chapa eleita em 2016 - prefeita Darlene do Prado Moreira (MDB) e vice Valter Aleixo da Silva (PDT) -, cassada por infrações de campanha. Os concorrentes são o empresário Aparecido Miguel da Silva (PDT), o vereador Edmar Lima (MDB) e o advogado Fernando Carlos Coimbra (PSDB).

Pelo país

Outros três estados também terão que eleger novos prefeitos neste domingo. É o que ocorre em Guamaré, no Rio Grande do Norte; em Sandolândia, no Tocantins; e em Pimenta Bueno, em Rondônia.

Ao todo, o pleito fora de hora irá mobilizar mais de 56 mil eleitores em seis municípios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]