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Infraestrutura

Pedágio no Paraná completa 20 anos, mirando nos quatro restantes do contrato

Centenas de quilômetros de obras foram suprimidos dos contratos, outros muitos foram protelados para o fim da concessão e ainda há muito por fazer

  • PorKatia Brembatti
  • 13/11/2017 18:59
 | Antônio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo

Há 20 anos a assinatura dos contratos de concessão de rodovias selou o destino do Paraná. Parece exagero, mas não é. O modelo de pedágio influenciou rumos econômicos e pautou disputas políticas. As decisões tomadas em 1997, durante a licitação, continuam impactando nos dias atuais.

Leia mais: Lava Jato mira contrato de pedágio no Paraná. Entenda

Sem experiência no assunto, o estado optou por um sistema bem diferente dos adotados, à época, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Os preços ficaram salgados, motoristas chiaram e, numa canetada, as tarifas foram reduzidas pela metade por quase dois anos. Para tentar ajustar as contas, dois aditivos de contratos tiraram da lista de obrigações das concessionárias uma quantidade enorme de obra.

O Paraná poderia ter 800 quilômetros a mais de rodovias duplicadas se o contrato original do Anel de Integração tivesse sido cumprido à risca. Algumas duplicações foram eliminadas e outras postergadas. Tanto que nos últimos quatro anos de contrato as empresas que administram rodovias no Paraná devem fazer 110 quilômetros de duplicações, sem contar contornos e terceiras faixas.

Outras obras estão em andamento e não entram no levantamento das pendências restantes, feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em novembro de 2017, a pedido da Gazeta do Povo.

INFOGRÁFICO: confira o que ainda falta ser feito pelos contratos de concessão

Um exemplo é a Rodovia do Café, na ligação entre Ponta Grossa e Apucarana. O trecho da BR-376 era para estar duplicado há muitos anos, mas parte da quilometragem foi suprimida e restante foi protelado para o fim do contrato. O trecho está em obras e deve seguir assim até 2021. Contudo, nem mesmo daqui a quatro anos, a ligação toda estará duplicada. O percurso em pista dupla estará concentrada nas áreas urbanas e nos pontos de serra.

Comparativo

Em quilômetros, São Paulo tem praticamente a mesma quantidade de rodovias duplicadas e de rodovias pedagiadas. Não é coincidência. Foram concedidos à iniciativa privada trechos que já estavam duplicados ou que obrigatoriamente precisavam receber esse tipo de obra.

Já no Paraná a disparidade entre a quantidade de pistas duplas e de rodovias concedidas é bem grande: 2,8 mil quilômetros são administrados por empresas e menos de mil quilômetros são duplicados. “São Paulo sempre teve essa pujança de fazer projetos grandiosos. Muitos foram feitos pelo governo estadual de lá”, comenta João Chiminazzo Neto, diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

LEIA MAIS:Paraná ainda patina em quilometragem de rodovias duplicadas

Cenário bem diferente teve o Paraná, sem a destinação de grandes volumes de recursos federais ou estaduais para a realização de grandes duplicações por um longo período. Chiminazzo avalia que os 20 anos de concessões de rodovias deveriam ser comemorados, porque se “não fosse o Anel de Integração o Paraná não teria alcançado os indicadores econômicos que conquistou”. Para ele, não há uma “necessidade imperiosa” de muitas duplicações, sendo que mais terceiras faixas poderiam tornar o trajeto mais adequado em vários pontos.

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
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Comentários [ 21 ]

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  • A

    ADERVAL C FORSTER

    ± 0 minutos

    Mapa mentiroso, BR - 369 passa dentro de Arapongas em pista única, no meio da cidade, vergonha igual ao STF libertador de bandidos

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    • J

      José

      ± 646 dias

      OAB cade vc? Já tem motivos suficientes para a quebra dos contratos dos pedágios do PR imediatamente. Usuários vão pagar o pedágio sabendo das falcatruas existentes????? Como é fácil roubar os brasileiros.

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      • O

        Olímpio Da Conceição Filho

        ± 646 dias

        Previsão: chega o fim dos atuais contratos, obras contratadas estão por fazer, chantageiam o estado para renovar, se o estado não aceitar as condições as obras ficam sem fazer. E não acontece nada.

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        • P

          Pensatore

          ± 646 dias

          Não dá né GP, consultar o Chiminazzo, que há 20 anos trabalha na defesa das pedageiras nesses contratos draconianos, para comentar comparação do pedágio no Paraná com qualquer outro pedágio, é no mínimo muita incoerente.

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          • S

            sandro

            ± 646 dias

            Os paranaenses precisam se mobilizar chega de pedágio carissomo e pista simples. a corrupção é uma doença que precisa ser erradicada da sociedade

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            • J

              JULIANO RIBAS DEA

              ± 646 dias

              Repito, tenham coerência. A Gazeta deveria se retratar por aquela homenagem ridícula aos 80 anos do Jaime Lerner. Pior governador da história (e olha que o páreo é duro).

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              • J

                julio marcos Correia

                ± 647 dias

                Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk de

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                • P

                  PMC

                  ± 650 dias

                  e o velho com demência quer se candidatar e tornar todos os pedágios estatais para empregar os parentes e concurseiros de plantão loucos por uma estabilidade, depois vem a má vontade de trabalhar e viver nas costas do contribuinte com altos salários! chega de cargos públicos, chega de estabilidade nos Órgãos públicos! Regime CLT para todo FP!

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                  • J

                    José Carlos Batista

                    ± 647 dias

                    PMC, porque você não da uma de esperto e tenta um concurso destes que sabe se tiver capacidade, estudo e cultura você passe em algum, e não precisara mendigar, um cargosinho comissionado, por 4 anos, e ai poderá dormir de consciência tranquila .

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                • D

                  Despertar Global

                  ± 744 dias

                  Mas é tão lindo privatizar de acordo com os coxinhas...

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                  • M

                    Maquiavel

                    ± 749 dias

                    Pedágios: Herança maldita do Lerner.

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                    • N

                      nilson viana

                      ± 749 dias

                      Quero saber o porquê da não duplicação da Pr 407, obra considerada muito importante para o desenvolvimento do nosso tão desprezado Litoral. O pedágio é um dos mais caros do mundo, portanto não existe desculpas para a conclusão da obra, alerta TCE e MP.

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                      • F

                        Francisco Braga dos Santos

                        ± 749 dias

                        um viva para o m a m o n a's eater e para o fat p i g

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                        • D

                          Diego

                          ± 749 dias

                          esse é aquele hater q vc respeita!

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                      • E

                        Emerson

                        ± 749 dias

                        O pedágio está bom apenas para quem está nos bastidores destas empresas pois para os motoristas é um desespero total e muitas viagens não saindo do papel pelos altos custos. Torcemos para que ao fim desta concessão, seja feito um novo planejamento e aberta novas frentes de obras sem tirar o couro do contribuinte.

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                        • N

                          Nilson Macan

                          ± 749 dias

                          se não fizeram em vinte anos não farão em quatro. o pedagio mais caro do mundo. só tomou o dinheiro do povo

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                          • B

                            Bobpeh

                            ± 749 dias

                            Os números são simplesmente ridículos! E o que o governo fez ou faz para ampliar isso??? Adivinhem! Nada. Por que será? .......

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                            • B

                              Bobpeh

                              ± 749 dias

                              Pois é, isso é só arrecadação e tapa buracos, não tem nada de concessão mesmo. Duplicar as vias,? Nada? Melhorar os trechos ruins? Só tapa buracos. Daqui a foz do Iguaçu, quanto bilhões ganharam/ Duplicaram, nada! a mesma M..... de sempre há 30 anos ou mais. O trecho de nova laranjeiras, tem 100 Km de pista única com tachões e faixa dupla. Pronto, resolveu tudo! Se pegar uma caminhão pela frente, adeus viagem! Trechos perto de londrina, Cambé, Maringá, Umuarama, Campo Mourão, tudo igual. Mas o grupelho que recebe o Tutu, está muito feliz e satisfeito. todos os governadores, sem exerção, foram coniventes. Por que será? ......

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                                MARCOS JIOTI

                                ± 749 dias

                                Esse modelo de concessão das rodovias foi e continua sendo o motivo do paraná perder posições no ranking brasileiro de competitividade, pois grande parte da economia estadual depende das rodovias. E como as principais foram concedidas a empresas cobrando tarifas extorsivas, todos que dependem delas para se desenvolver buscaram outras alternativas. Por exemplo, nesses 20 anos vimos portos do nosso querido estado vizinho, triplicarem de tamanho e quantidade.

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                                • M

                                  Muriel Giolo

                                  ± 749 dias

                                  Privatização Já!!! kkk

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                                • M

                                  MARCOS JIOTI

                                  ± 749 dias

                                  Em contrapartida, o "nosso" porto de Paranaguá, andou para trás...Grande parte disso por culpa dos valores abusivos das tarifas de pedágio...

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