• Carregando...
Imagem aérea do Centro Cívico, em Curitiba: menor proporção de comissionados do país. | Montagem sob foto de Antônio More/ Gazeta do Povo/
Imagem aérea do Centro Cívico, em Curitiba: menor proporção de comissionados do país.| Foto: Montagem sob foto de Antônio More/ Gazeta do Povo/

O exagero na contratação de cargos comissionados sempre foi um dos grandes problemas da política nacional. Além de custarem caro, os funcionários de livre indicação dos políticos muitas vezes servem mais ao interesse do patrão do que aos da população em geral.

Um estudo divulgado em primeira mão nesta semana pelo blog do jornalista João Frey, na Gazeta do Povo, revelou que Curitiba e o Paraná, apesar de tudo, estão bem no cenário nacional: são a capital e o estado com menor proporção de comissionados no país.

No podcast Pequeno Expediente desta semana, João Frey comenta o assunto com o jornalista Rogerio Galindo, tratando das implicações que o alto número de não-concursados ainda causa para as finanças e para a política brasileira.

TUDO SOBRE ELEIÇÕES:confira o site especial da Gazeta do Povo

Embora no Executivo os números possam estar melhorando, o Legislativo continua com um problema gigantesco, chegando a ter mais de duas dezenas de funcionários à disposição de cada deputado e mais de 50% das câmaras municipais reservados para livre indicação.

O Pequeno Expediente, podcast que trata de assuntos de política paranaense, tem episódios semanais. Além de o áudio ficar disponível no site da Gazeta do Povo, você também pode assinar o programa em seu aplicativo favorito, via smartphone.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]