• Carregando...
O governador Beto Richa (PSDB). | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
O governador Beto Richa (PSDB).| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Alvo de dois inquéritos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e sob risco de abertura de um terceiro, o governador Beto Richa (PSDB) tem justamente no combate à corrupção sua pior avaliação entre os paranaenses. De 0 a 10, a população do estado deu nota 3,4 ao tucano nesse quesito. Além disso, a desaprovação ao comandante do Palácio Iguaçu segue alta – em mais de 60% − e é ainda pior em Curitiba e região metropolitana, o que pode colocar em xeque a tentativa de Richa de se eleger senador em 2018.

Há pouco mais de um ano, o STJ autorizou investigações sobre o suposto envolvimento de Richa no esquema de corrupção na Receita Estadual revelado pela Operação Publicano. Já no fim do mês passado, a Corte autorizou que se apure a suposta participação do governador em irregularidades na concessão de licenças ambientais na região do Porto de Paranaguá, no Litoral do estado. Por fim, no âmbito da Lava Jato, o STJ poderá autorizar nas próximas semanas apurações a respeito do suposto recebimento de caixa 2 pelo tucano nas eleições de 2008, 2010 e 2014.

Veja os números da avaliação da gestão Richa

Com tantas suspeitas de corrupção levadas a Brasília – foro do atual governador – num espaço de um ano, os paranaenses avaliam que Richa vai muito mal no combate a irregularidades à frente do governo do estado. Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, a nota do tucano nesse quesito é 3,4, índice pior que as principais demandas sempre cobradas pela população: saúde e segurança (3,8), educação (4,6), habitação (5,3).

Piloto, Caim, Coxa... os apelidos dos políticos do Paraná na delação da Odebrecht

Leia a matéria completa

Curiosamente, as maiores notas de Richa se deram em relação à energia elétrica (6,1) e água e saneamento (6,2), setores geridos por empresas majoritariamente controladas pelo Estado – Copel e Sanepar, respectivamente –, mas com ações na bolsa de valores e muito voltadas ao mercado.

Desaprovação

Após pouco mais de dois anos de um conturbadíssimo segundo mandato, a reprovação a Richa vem apresentando uma pequena melhora, mas ainda está em patamares bastante altos para quem pretende disputar uma eleição majoritária em 2018. Atualmente, 3 em cada 5 paranaenses desaprovam a gestão do tucano (63,9%) – o índice de aprovação é de 32,4%.

O cenário é ainda mais preocupante para o governador ao se analisarem os números de Curitiba e região metropolitana, reduto eleitoral do tucano e região com o maior número de votantes do estado. São 69,8% que desaprovam a administração atual contra 26,8% de aprovação.

Não à toa, aliados próximos a Richa dizem que o tucano está divido entre ir para a disputa ao Senado ou permanecer no atual mandato até o fim, o que significaria ficar sem cargo eletivo pela primeira vez em 23 anos, a partir de 2019.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]