• Carregando...
Galerias da Assembleia foram tomadas por sindicalistas durante apresentação do secretário da Fazenda. | Pedro de Oliveira/Alep
Galerias da Assembleia foram tomadas por sindicalistas durante apresentação do secretário da Fazenda.| Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Tanto o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), como o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), enfrentaram uma semana de tensão com os servidores por conta de medidas de austeridade que os dois gestores estão adotando para combater a crise econômica. Nos dois casos, a pressão dos funcionários públicos concentrou-se nas casas legislativas.

Na quarta-feira (31), o tumulto aconteceu na audiência pública de prestação de contas do governo do Paraná, realizada na Assembleia Legislativa (Alep) e conduzida pelo secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Os servidores foram à Casa para exigir, principalmente, o pagamento da data-base, que, por lei, deveria ter ocorrido no mês de janeiro.

Na Alep, o secretário voltou a afirmar que a situação fiscal do estado não permite a concessão de reajuste aos servidores, já que o limite para gastos com pessoal seria ultrapassado. “Não será possível fazer este ano por conta do desequilíbrio que isso ocasionaria nas nossas contas”, disse.

Em grampos, Aécio cobra que Richa faça secretário recuar de críticas públicas

Leia matéria completa

Insatisfeitos, os servidores que estavam nas galerias do plenário vaiaram o secretário e entoaram palavras de ordem exigindo o pagamento do reajuste, como “data-base é lei” e “vergonha”. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), reprimiu as manifestações e pediu silêncio aos servidores. Como não foi atendido, o tucano encerrou a audiência de prestação de contas antes que os deputados pudessem questionar o secretário da Fazenda.

O presidente da Alep defendeu sua atitude e atacou a postura dos servidores. “Não é antidemocrático; antidemocrático é ver pessoas tumultuando, agredindo, afrontando. Democracia não se faz assim; democracia se faz divergindo de ideias, em uma discussão ampla, de debates, mas não com a perturbação da ordem”, afirmou.

Gestão Greca

Em Curitiba, o Legislativo também serviu como palco da manifestação da insatisfação dos servidores públicos com medidas de austeridade do Executivo. Mobilizados contra uma pauta mais ampla – que inclui a suspensão da data-base, mas também envolve questões previdenciárias e outras medidas previstas no ajuste fiscal de Greca –, os servidores pressionaram os vereadores ao longo da semana.

Na terça-feira (30), para garantir que os parlamentares membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação analisassem a proposta de mudança da previdência dos servidores municipais, a Câmara de Curitiba chegou a conseguir uma medida judicial que liberaria a entrada de apenas um representante de cada sindicato municipal na reunião do colegiado. A medida foi tomada pela Mesa Executiva para evitar uma nova ocupação da sede do Legislativo Municipal, como a que ocorreu no dia 22 de maio.

Os sindicatos, entretanto, conseguiram reverter parcialmente a decisão e garantiram acesso dos sindicalistas à reunião. Das galerias, eles manifestaram contrariedade às ações propostas, mas não ocuparam a Câmara como haviam feito na semana anterior. Apesar da pressão, os projetos foram aprovados pela comissão e seguem tramitando.

Já quarta-feira (31), a pressão foi sobre o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi, que também foi ao Legislativo para prestar contas da gestão municipal. Apesar de serem poucos, os sindicalistas presentes questionaram o secretário e criticaram as medidas encaminhadas por Greca à Câmara Municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]