• Carregando...
 | Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/FIOCRUZ
| Foto: Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/FIOCRUZ

Matinhos, no Litoral do Paraná, não teve casos de febre amarela até o momento – o próximo boletim deve sair na tarde desta quinta-feira (7). Como não há registros da doença na cidade, não é possível decretar emergência em função de um surto. Mas foi o que a prefeitura fez, publicando o documento em diário oficial (confira aqui). Diante do erro, uma correção foi feita, contudo a situação já foi suficiente para espalhar informações erradas pelo Litoral. Na prática, o que a Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos buscava era montar a estrutura, ampliando horário de atendimentos nos postos, e alertar a população sobre a necessidade de buscar a vacinação.

O decreto foi assinado pelo prefeito Rui Hauer Reichert em 31 de janeiro e publicado em 4 de fevereiro. No dia seguinte, diante da repercussão, o documento foi revogado. O decreto de situação de emergência por saúde pública, além de depender de casos reais e em grande quantidade, precisaria da concordância do governo estadual. Caso houvesse a efetivação do decreto, haveria uma série de flexibilidades para contratações, por exemplo, com menos burocracia. Em Matinhos, foi uma situação de precaução e prevenção, não prevista para decretação de situação de emergência.

LEIA TAMBÉM: Saiba onde tomar vacina da febre amarela em Curitiba

A ação da prefeitura se deve à preocupação com o cenário nas cidades vizinhas, já que um caso foi confirmado em Antonina e outros estão em investigação. Contudo, o secretário municipal de Saúde, Claudir Lourenço, não há motivo para alarde em Matinhos – que não teve registros de macacos mortos nem de casos suspeitos em humanos.

Segundo Lourenço, a procura pela imunização está em níveis adequados, sem sobrecarga do sistema nem descaso por parte da população. Ele espera que, com a ampliação da divulgação sobre a necessidade de tomar a vacina, mais moradores busquem a imunização. Os postos estão funcionando das 7 h às 19 h. Nos últimos dias, 3,8 mil pessoas já se vacinaram. A estimativa é de que pelo menos 50% dos 29 mil moradores já estejam imunizados. O número pode subir em breve porque os agentes estão fazendo busca ativa e cadastrando no sistema informatizados os registros das carteirinhas de vacinas feitas no passado, quando o controle era manual.

Sintomas e o que fazer

Os sintomas da febre amarela começam com febre com início súbito, em pessoas que nunca tomaram a vacina contra a doença ou com vacinação há menos de 10 dias e que tenham estado em áreas de matas, rios ou áreas de circulação viral comprovada nos últimos 15 dias.

Essa condição deve estar associada a outros dois ou mais sinais, como cefaleia, náusea, vômitos, dor articular, dor abdominal, dor lombar, icterícia ou hemorragias.

A Secretaria da Saúde orienta que toda informação sobre macacos mortos e ocorrência de casos suspeitos sejam imediatamente notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que está em plantão permanente. Os telefones são (41) 99117-3500 e (41) 99917-0444.

Veja o decreto que acabou revogado

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]