• Carregando...
Ao menos três novas faixas estão em estudo | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Ao menos três novas faixas estão em estudo| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), pretende implantar pelo menos mais três faixas exclusivas de ônibus na cidade. O presidente da Urbanização de Curitiba (S/A), Ogeny Maia Neto afirmou, em entrevista à Gazeta do Povo , que os projetos estão em estudo. “Não posso antecipar onde elas serão porque ainda é preciso terminar os estudos. As novas faixas devem ser anunciadas ao longo de 2019”, disse (veja mais no vídeo abaixo).

Em contato com o Ippuc, entretanto, a reportagem apurou que pelo menos uma das novas faixas em estudo pode ser implantada nas ruas Presidente Arthur Bernardes e General Mário Tourinho, por onde circula a linha Inter 2. Segundo a assessoria do órgão, para que as intervenções sejam feitas a prefeitura dependerá de recursos do governo federal, repassados por meio do PAC Mobilidade.

LEIA TAMBÉM: Greca anuncia investimento e fala do 13º dos servidores em visita surpresa à Câmara

Ainda de acordo com o Ippuc, a faixa exclusiva que funcionaria na Arthur Bernardes e na Mario Tourinho é a que tem os estudos mais avançados, mas ainda precisa passar pela elaboração do projeto e pela aprovação dos recursos pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério das Cidades. Por isso, ainda não há um prazo para que ela saia do papel.

Além disso, ainda não há detalhes da intervenção – como a necessidade de alargamento da via, por exemplo –, porque esse tipo de definição ocorre somente na fase de elaboração do projeto.

JOÃO FREY: Greca precisa de Ratinho para que tarifa de ônibus não chegue perto dos R$ 5

Atualmente existem quatro faixas exclusivas para ônibus: nas ruas Conselheiro Laurindo, Desembargador Westphalen, XV de Novembro e Marechal Deodoro.

Investimento no transporte coletivo

À reportagem, o Ippuc informou que a nova faixa de ônibus seria mais um investimento na linha Inter 2 – que, futuramente, pode servir a outros usos, como veículos elétricos, por exemplo. Na mesma região em que pode ser implantada a nova faixa já está sendo realizada a construção de uma trincheira, entre a Rua Mário Tourinho e a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]