• Carregando...
Governadora Cida Borghetti em solenidade com o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann. | Cristina Seciuk/Especial para a Gazeta do Povo
Governadora Cida Borghetti em solenidade com o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann.| Foto: Cristina Seciuk/Especial para a Gazeta do Povo

Foi inaugurado em Curitiba o primeiro Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública regional do país. Anunciada em novembro pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, a criação da estrutura no Paraná atendeu a pedido feito pelo governo do estado, que se ofereceu para sediar a unidade em ofício enviado à União em maio. Com o início da operação, o centro vai reunir as forças policiais dos três estados da região Sul.

O objetivo da administração federal com o CIISP-S é reunir agentes da segurança pública dos três estados do Sul para a unificação das ações de combate à criminalidade, em especial ao crime organizado. Além de integrantes das polícias, o espaço contará ainda com representantes da Polícia Federal - entre quatro e seis agentes -, da Polícia Rodoviária Federal e da própria Secretaria Nacional de Segurança Pública. Há a possibilidade de policiais da Argentina e do Paraguai atuarem na unidade, por causa da tríplice fronteira.

Durante solenidade de abertura do CIISP-S, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, comentou a escolha, que “se dá pelo reconhecimento da integração que o Paraná vem exercitando nas suas diversas áreas: de inteligência, de operação”. A informação do Ministério é de que os investimentos federais na unidade serão da ordem de R$ 15 milhões apenas em equipamentos, “sem falar no pessoal que será deslocado, pessoal federal que vira para cá e que integrará permanentemente esse centro e estará integrado a todos os órgãos de segurança do Paraná e a todos os órgãos de Inteligência que temos no governo federal, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul”.

Na divisão de atribuições, a esfera federal deve ficar responsável pela estruturação; do outro lado, o Estado entra com o espaço físico. A opção paranaense foi por aproveitar o Centro Integrado de Comando e Controle, construído para a Copa do Mundo 2014. No ambiente preparado para receber o CIISP-S funcionava até recentemente o Departamento de Inteligência do Estado (Diep), realocado dentro do próprio prédio da Secretaria.

Reta final e transição

Os planos anunciados pelo Ministério, criado em fevereiro de 2018, eram pela instalação de um desses Centros Integrados de Inteligência em cada uma das regiões brasileiras. Ainda no primeiro semestre, as cidades de Belém, Pará, e Fortaleza, Ceará, foram anunciadas como sedes dos CIISP do Norte e Nordeste, respectivamente, entretanto as unidades não operam até hoje. A intenção é que sejam inauguradas ainda neste mês.

Também durante a solenidade de abertura da unidade Sul, Raul Jungmann falou brevemente sobre a transição de governo na pasta, classificada pelo ministro como “fluída”. “Meu sucessor [Sérgio Moro, futuro secretário da Justiça e Segurança Pública do presidente eleito, Jair Bolsonaro] tem – claro, democraticamente – condições de fazer reformulações, mas ele recebe um legado. [...] Temos ministério, temos sistema, temos política [de Segurança Pública], tudo isso é lei”, destacou Jungmann ao falar sobre o cenário a ser recebido pelo ex-magistrado e as perspectivas de manutenção dos planejamentos traçados nos últimos dez meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]