• Carregando...
O prefeito Rafael Greca durante participação na Smart City, onde anunciou sua mudança de partido. | Michel Willian/Gazeta do Povo
O prefeito Rafael Greca durante participação na Smart City, onde anunciou sua mudança de partido.| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, aceitou na manhã desta sexta-feira (22) convite para se filiar ao partido Democratas (DEM). Greca já chega ao partido ocupando cargo na Executiva Nacional e como pré-candidato da sigla à reeleição na prefeitura, em 2020. A formalização da filiação será feita nos próximos dias.

RECEBA diariamente pelo WhatsApp as principais notícias do Paraná

O aperto de mãos com o presidente nacional do partido, Antônio Carlos Magalhães Neto, foi feito no pavilhão de exposições do Parque Barigui, onde está acontecendo a Smart City Expo Curitiba. “É um dos mais conceituados e reconhecidos gestores públicos no Brasil. Ele tem uma história em nosso partido, vai ser uma referência do Democratas”, disse ACM Neto, que também é prefeito de Salvador.

“Vamos procurar construir uma aliança. A minha reeleição só será justa se ela for voltada para o bem de Curitiba”, afirmou Greca. A troca de partido do prefeito, eleito para o cargo em 2016 pelo PMN, foi intermediada pelo presidente do Diretório Regional do DEM no Paraná, deputado federal Pedro Lupion. Greca lembrou que o partido, que tem duas cadeiras na Câmara Municipal – Julieta Reis e Sabino Picolo –, já apoia a sua gestão.

LEIA MAIS: Há três anos União tirou verba da Linha Verde para o VLT do Rio. Agora VLT pode parar

O convite do DEM a Greca já tinha sido adiantado pela Gazeta do Povo em novembro de 2018. Na época, a análise era de que, por não ter atingido o número mínimo de votos da cláusula de barreira, o PMN não teria acesso ao fundo partidário nem a tempo de tevê no horário eleitoral gratuito. O próprio prefeito confirmou, nesta sexta-feira, que esta situação motivou a troca.

SAIBA AINDA: Quatro nomes empatam na disputa pela prefeitura de Curitiba em 2020

Quinta mudança de partido

Esta é a quinta mudança de partido da carreira política de Greca. Ele estreou no PDS em 1982 e passou para o PDT no ano seguinte. Em 1997 seguiu para o PFL (que hoje é o DEM, para onde está voltando). Lá ficou até 2003. Foi nessa época que Greca assumiu o Ministério do Esporte e Turismo do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Passou para o PMDB e, em 2015, filiou-se ao PMN. O DEM já tinha feito parte da base de apoio a Greca na última eleição à prefeitura.

VEJA TAMBÉM: Greca tem aprovação mais alta desde que assumiu a prefeitura de Curitiba

A mudança também foi ‘comemorada’ nas redes sociais:

Visualizar esta foto no Instagram.

@rafaelgrecaoficial #curitiba #democratas

Uma publicação compartilhada por Pedro Lupion (@pedrolupion) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]