• Carregando...
Ratinho Jr durante a devolução da aeronave alugada pela gestão anterior. | Jaelson Lucas/ANPr
Ratinho Jr durante a devolução da aeronave alugada pela gestão anterior.| Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Em entrevista à Globo News na manhã desta sexta-feira (18), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), anunciou medidas que devem ser implementadas no estado na área de Segurança Pública e pontuou desafios relacionados à pasta.

Aos jornalistas da emissora, afirmou que “segurança pública se faz de duas maneiras: presença física e tecnologia – vamos aliar as duas”. Nesse sentido falou sobre ações a serem desenvolvidas a partir dos próximos meses para, segundo ele, ampliar a presença física do Estado nas ruas e medidas na área de inteligência para melhor capacitar as forças de segurança.

LEIA MAIS: Ratinho Junior repete medidas da gestão Richa-Cida, mas evita comparação

No policiamento, mencionou a intenção de mobilizar policiais militares da reserva para viabilizar o projeto Escola Segura. O programa pretende colocar equipes na porta das unidades escolares públicas de todo o estado como medida de policiamento preventivo e aumento da sensação de segurança. No foco da ação, evitar o tráfico de drogas nas proximidades e casos de violência contra professores.

Sobre planejamento e gestão da segurança, destacou a necessidade de superar as dificuldades geradas pela falta de comunicação entre as polícias Civil e Militar e de ampliar a interação entre corporações estaduais, Guardas Municipais e agentes de atuação federal. Nesse sentido apontou a criação da Cidade da Polícia, proposta apresentada na campanha eleitoral, um espaço conjunto com as cúpulas da segurança pública.

O governador anunciou ainda que serão chamados técnicos do Exército brasileiro na área de inteligência com o objetivo de melhor capacitar os policiais do estado.

Presos em delegacia é grande desafio

Ratinho Jr ainda destacou a situação das carceragens de delegacias, onde se encontram 10 mil presos irregularmente. Os detentos ainda são mantidos pelo poder público fora do sistema penitenciário por falta de vagas. O governador falou que esse é um grande desafio a ser superado.

LEIA MAIS: Com foco em salto no Ideb, Paraná divulga iniciativas e estratégias para a Educação

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]