• Carregando...
Acostamento será feito nos 7,8 quilômetros entre o balneário de Shangrilá e Pontal do Sul. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Acostamento será feito nos 7,8 quilômetros entre o balneário de Shangrilá e Pontal do Sul.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A rodovia PR-412, nos 7,8 quilômetros entre o balneário de Shangrilá e Pontal do Sul, passará a ter acostamento. A obra está orçada em R$ 16,2 milhões dos cofres do governo estadual e a abertura das propostas da licitação está marcada para 31 de julho.

A ampliação da pista, com uma área de recuo, era uma reivindicação antiga. Principalmente durante a temporada de verão, o trânsito fica complicado na região. Se algum veículo tem problemas na pista, não há uma saída segura.

LEIA TAMBÉM: Liminar para “legitimar” extinção de repasse à Paranaprevidência é negada

Acidentes também geram congestionamento extra. O local tem grande circulação de ciclistas e pedestres, que ficam mais expostos por causa da falta de acostamento. Há vários registros de atropelamentos.

Em média, 12 mil veículos circulam diariamente pelo trecho da rodovia. No verão e em feriados, há picos superiores a 25 mil automóveis/dia. A licitação prevê a implantação de acostamentos, intercessões e restauração da pista.

A obra foi aprovada em novembro de 2017, na reunião do Conselho de Desenvolvimento do Litoral (Colit), na mesma sessão em que houve a polêmica autorização para a construção da Faixa de Infraestrutura (que depois foi suspensa pela Justiça).

LEIA TAMBÉM: Rebelião expõe déficit de agentes penitenciários no Paraná, diz sindicato

Contudo, enquanto o projeto mais caro e complicado andou a ponto de ter a licitação lançada três vezes (e depois adiada, para esclarecer dúvidas do edital), o processo burocrático para a realização do acostamento ainda não havia sido efetivamente iniciado. A ONG Mar Brasil chegou a cobrar o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sobre a demora superior a seis meses para a efetivação do projeto. Mas agora a previsão é de que obra comece ainda em 2018.

A obra já havia sido prometida pelo governo estadual outras vezes, inclusive com divulgação oficial em 2014, mas acabou sendo protelada – agora, com o edital de licitação, está mais próxima de virar realidade. Contudo, ainda não será do jeito esperado pelos moradores. Havia uma reivindicação para que ao acostamento fosse incluída uma ciclofaixa, mas a proposta ficou de fora do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]