• Carregando...
Obras da Linha Verde Norte | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Obras da Linha Verde Norte| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

No primeiro ano de gestão os prefeitos são obrigados a enviar para a Câmara Municipal o Plano Plurianual (PPA), uma lei que orienta a aplicação de recursos da prefeitura para os quatro anos seguintes. No dia 29 de setembro, esse plano de metas elaborado pela equipe de Rafael Greca (PMN) chegou à Câmara de Curitiba. O projeto prevê ações e obras em todas as áreas da prefeitura, que vão desde a construção de terminais de ônibus e novos eixos de transporte ao desenvolvimento de aplicativos para a reserva de vagas em creches e escolas municipais.

Ao todo, a equipe de Greca elencou 156 prioridades e 69 metas que estão distribuídas em sete programas distintos. Além disso, o Plano Plurianual traz também as metas da Câmara Municipal, que envolvem, entre outras coisas, a construção de um novo prédio para o Legislativo.

Na justificativa que acompanha o projeto enviado à Câmara Municipal o prefeito Rafael Greca afirma que as propostas foram debatidas em consultas públicas “abrangentes e democráticas”, e posteriormente ajustadas às condições orçamentárias do município e às perspectivas financeiras a médio prazo.

Investimentos

Para financiar os investimentos propostos no PPA a prefeitura de Curitiba acredita nos efeitos gerados pelo pacote de ajuste fiscal e na retomada da atividade econômica no cenário nacional. Para o período de 2018 a 2021, estão previstos recursos para despesas de capital no total de R$ 1,3 bilhão.

Para os investimentos de curto prazo o Executivo conta com os recursos que já estão assegurados, como por exemplo, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), para as obras de conclusão da Linha Verde Norte e Sul e também obras que colaborem para o aumento da capacidade dos corredores de transporte e do Inter 2. Além disso, há também recursos federais para investimentos já garantidos para as áreas de drenagem, habitação de interesse social, modernização da administração tributária, entre outros.

Já para as ações previstas no longo prazo, a prefeitura pretende submeter novos pedidos de empréstimos a agências que já têm financiado obras no município, como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Fonplata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]