• Carregando...
O coronel Cesar Vinicius Kogut foi comandante da Polícia Militar na gestão Beto Richa e indicado para ser o diretor-geral do Detran no governo Ratinho Junior. | Orlando Kissner /Arquivo/Divulgação
O coronel Cesar Vinicius Kogut foi comandante da Polícia Militar na gestão Beto Richa e indicado para ser o diretor-geral do Detran no governo Ratinho Junior.| Foto: Orlando Kissner /Arquivo/Divulgação

Apesar de alguns novatos, que efetivamente estão debutando em cargos de primeiro escalão, é possível dizer que boa parte dos secretários anunciados pelo governador eleito Ratinho Junior (PSD) para integrar a gestão a partir de 2019 é composta por “figurinhas carimbadas”: gente que já ocupou cargos de comando em governos anteriores. O principal “doador” foi Beto Richa (PSDB), de quem Ratinho herdou 13 indicados.

Três nomes, apesar de participarem da administração tucana em anos anteriores, eram próximas a Ratinho, no período em que foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), como é o caso de João Carlos Ortega – que foi diretor-geral e chegou a assumir a secretaria. Ortega será, a partir de janeiro, secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

Situação parecida à de Wilson Bley Lipski, que também chegou a ser secretário de Desenvolvimento Urbano e será o indicado para o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE). Ambos estiveram bem próximos de Ratinho durante a campanha eleitoral e estão entre os cinco nomeados para o grupo de transição. Para fechar a lista tríplice das relações diretas da Sedu aparece Claudio Stabile, que foi diretor do Paranacidade, e indicado para a presidência da Sanepar.

CONFIRA TAMBÉM:Saiba quem é quem no governo Ratinho Junior

Outros nomes escolhidos pelo futuro governador vão estar em cargos semelhantes e até mesmo iguais aos que ocuparam no passado. É o caso de Norberto Ortigara, que foi secretário de Agricultura e Abastecimento nos sete anos e quatro meses do governo Beto Richa e estará na mesma função a partir de 2019. Já Reinhold Stephanes vai ganhar uma secretaria com nome novo – Gestão Pública – mas que deve desempenhar funções parecidas com a da Administração e Previdência, que ocupou na gestão Beto Richa.

Na Cultura, Juliana Vosnika voltará a ser diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON). Ela já havia ocupado o cargo na gestão de Richa. Monica Rischbieter, por sua vez, permanece como superintendente do Teatro Guaíra.

Antes de ser nomeado secretário-chefe da Casa Civil na gestão de Ratinho Junior, Guto Silva fez um test drive. Foi subchefe da Casa Civil quando o secretário era Luiz Eduardo Sebastiani no governo tucano.

Outro que esteve com Beto Richa desde o primeiro mandato e está prestes a voltar ao governo é Marcio Nunes, que foi presidente do Instituto das Águas e escolhido por Ratinho Junior para ser o secretário estadual de Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM: Entenda qual o efeito nas despesas do governo com o corte de secretarias

Na lista também estão servidores de carreira

Também na lista dos 26 nomes de primeiro escalão já anunciados estão servidores efetivos, mas todos já tinham exercido funções de comando no governo Richa. O caso mais emblemático é do coronel Cesar Vinícius Kogut, que foi indicado por Ratinho Junior para a diretoria-geral do Departamento de Trânsito (Detran). Ele foi comandante-geral da Polícia Militar e esteva à frente da tropa na chamada Batalha do Centro Cívico, em 29 de abril de 2015, durante a votação da reforma do Paranaprevidência, que terminou com duas centenas de feridos.

O então subcomandante da PM à época, Péricles de Matos, assumirá o posto máximo da corporação. E Silvio Jacob Rockembach, que foi diretor da Agência de Inteligência, terá a missão de comandar a Polícia Civil. Já Letícia Ferreira da Silva, que será a procuradora-geral do Estado, exerceu vários cargos de comando nos últimos governos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]