• Carregando...
Assembleia Legislativa do Paraná: dos 54 eleitos, um terço teve como base de apoio a capital paranaense. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Assembleia Legislativa do Paraná: dos 54 eleitos, um terço teve como base de apoio a capital paranaense.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Os 54 deputados estaduais eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro do ano que vem. Em tese, eles representarão todo o Paraná pelos próximos quatro anos. Na prática, porém, a maioria deles deverá atuar em prol de determinadas regiões do estado ou mesmo de cidades específicas.

Somente dois deputados eleitos tiveram votos nos 399 municípios do estado. Um deles é Delegado Francischini, graças à onda nacional do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), de quem é braço-direito. Já Professor Lemos fez valer nas urnas o apoio da APP-Sindicato, que representa os docentes e funcionários das 2,1 mil escolas estaduais e esteve na vitrine durante todo o atual mandato por confrontar o ex-governador Beto Richa (PSDB).

Os “curitibanos”

Apesar de o eleitorado da capital (1.338.335 pessoas) corresponder a apenas 16,79% do eleitorado paranaense (7.971.087 pessoas), 18 deputados eleitos – um terço da Assembleia − tiveram em Curitiba o melhor desempenho nas urnas. São eles: Alexandre Amaro (PRB), Alexandre Curi (PSB), Anibelli Neto (MDB), Delegado Francischini (PSL), Delegado Recalcatti (PSD), Evandro Araujo (PSC), Galo (Pode), Gilberto Ribeiro (PP), Gilson de Souza (PSC), Goura (PDT), Luiz Carlos Martins (PP), Maria Victoria (PP), Mauro Moraes (PSD), Michele Caputo (PSDB), Missionário Ricardo Arruda (PSL), Requião Filho (MDB), Subtenente Everton (PSL) e Tadeu Veneri (PT).

Mais votado no cômputo geral com 427.749 votos, Francischini também liderou a votação na capital, onde recebeu 139.839 votos. Proporcionalmente, porém, o vereador curitibano Goura foi o campeão: 74% dos 37.366 votos do pedetista foram conquistados na cidade. De acordo com os dados a Justiça Eleitoral, todos os 54 eleitos tiveram votos em Curitiba.

LEIA MAIS: Proposta obriga governo a dar R$ 8,4 milhões para emendas a cada deputado em 2019

Reeleito para o quinto mandato consecutivo, Francisco Bührer (PSD) teve a maior votação em São José dos Pinhais, município da região metropolitana da capital, onde já foi vereador e vice-prefeito. Já Nelson Justus (DEM) obteve mais votos em Guaratuba, no litoral, cuja prefeitura é comandada pelo filho dele.

Os representantes do interior

Dos municípios do interior, virão 34 dos deputados eleitos no dia 7 de outubro. Lá, eles conseguiram a maior proporção dos votos que obtiveram nas urnas. Entre as dez maiores cidades do Paraná – excluindo Curitiba, região metropolitana e litoral −, Londrina deu a maior votação a três parlamentares: Boca Aberta Jr. (PRTB), Tercílio Turini (PPS) e Tiago Amaral (PSB). Maringá, a Dr. Batista (PMN) e aos novatos Homero Marchese (Pros), do Carmo (PSL) e Soldado Adriano José (PV). Ponta Grossa, a Mabel Canto (PSC) e Plauto Miró (DEM). Cascavel, a Marcio Pacheco (PPL), Coronel Lee (PSL) e Professor Lemos (PT). Foz do Iguaçu, a Soldado Fruet (Pros). E Guarapuava, a Cristina Silvestri (PPS), Artagão Jr. (PSB) e Estacho (PV).

CAIXA ZERO: Deputado Estacho, o Tiririca do Paraná faz vídeos hilários (sqn). Assista

Votados no estado todo

Somente dois deputados eleitos tiveram votos nos 399 municípios do estado: Delegado Francischini e Professor Lemos.

Apesar de ter base eleitoral em Curitiba, Requião Filho foi votado em 397 cidades, certamente pela ligação com a figura do pai, governador por três vezes e senador por outras duas. De forma surpreendente, Evandro Araujo teve votação em 390 municípios, depois de ficar na suplência em 2014, mas exercer todo o mandato beneficiado por licença e renúncia de colegas de partido. A explicação está na atuação dele na Renovação Carismática da Igreja Católica.

SAIBA MAIS: Onde os 30 deputados federais eleitos pelo Paraná fizeram mais votos?

Votações mais concentradas

Na outra ponta, o novato Emerson Bacil (PSL) teve a votação menos espalhada pelo Paraná. No total, ele obteve votos em 116 municípios, sendo a maior parte em São Mateus do Sul (43%), onde é dono de uma rádio FM, e em São João do Triunfo (30%), onde o pai foi vereador e prefeito.

Filha do apresentador de tevê Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual, Mabel Canto concentrou a votação em 126 cidades. O diferencial esteve justamente em Ponta Grossa, onde foi a mais votada (17% dos votos válidos).

Já o apresentador de programas policiais Galo foi votado em 134 municípios paranaenses. Tendo atuado na Rede Massa e na Band TV, na capital, ele concentrou 57% dos votos em Curitiba e outros 30% em sete cidades da região metropolitana.

Chuva de votos

Em 14 cidades do Paraná, pelo menos metade dos votos para deputado estadual foi direcionado para o mesmo candidato. O grande campeão foi Marcel Micheletto (PR), que não esteve longe de ser unanimidade em Assis Chateaubriand, onde embolsou 73,95% dos votos. Outro bom desempenho foi de Romanelli (PSB), em Nova América da Colina. No município, ele arregimentou 64,18% do eleitorado. Número semelhante ao que Alexandre Curi, do mesmo PSB, garantiu em Figueira: 62,90%.

Confira os demais eleitos que “sobraram” em cidades do Paraná:

Marcio Nunes (PSD), 60,35% em Terra Boa.

Jonas Guimarães (PSB), 58,62% em Guaporema.

Maria Victoria (PP), 57,14% em Quinta do Sol.

Romanelli (PSB), 56,14% em Santa Cruz de Monte Castelo.

Dr. Batista (PMN), 53,81% em Angulo.

Romanelli (PSB), 53,72% em Santa Cecília do Pavão.

Nelson Luersen (PDT), 51,71% em Planalto.

Arilson Maroldi Chiorato (PT), 53,65% em Ourizona.

Tiago Amaral (PSB), 53,12% em Inajá.

Alexandre Curi (PSB), 51,15% em Cafezal do Sul.

Cobra reporter (PSD), 50,88% em Rolândia.

LEIA MAIS: 12 cidades onde apenas um candidato recebeu metade dos votos (no mínimo)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]