i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Irregularidade na licitação

TCE suspende contratos da Copel para leitura de consumo

A Copel afirmou que vai colocar leituristas próprios na Região Metropolitana de Curitiba, onde o contrato foi suspenso, para não prejudicar o serviço

  • PorDa Redação
  • 23/11/2017 12:12
Leiturista faz a medição do consumo. | Jonas Oliveira/AEN/ Arquivo
Leiturista faz a medição do consumo.| Foto: Jonas Oliveira/AEN/ Arquivo

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) suspendeu dois contratos da Copel com uma empresa que presta serviços de leitura de medidores de consumo de energia elétrica na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a decisão cautelar concedida pelo conselheiro Fabio Camargo e confirmada na quarta-feira (16) pelo plenário do TCE, a Copel desclassificou de modo irregular uma das concorrentes da licitação, a Inspector Serviços de Leitura de Medidores.

A empresa contestou sua desclassificação na licitação por não ter apresentado Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) na fase de habilitação, mesmo tendo ofertado a proposta mais vantajosa para a administração.

LEIA TAMBÉM: Boato causa correria ao TRE: Veja onde o cadastramento biométrico está sendo feito

O edital

O edital do pregão havia exigido a DRE para habilitação econômico-financeira. No entanto, os indicadores utilizados para comprovar a boa situação econômico-financeira das empresas licitantes – liquidez corrente, liquidez geral, endividamento do Patrimônio Líquido, solvência geral e Capital Circulante Líquido – são calculados a partir de valores extraídos exclusivamente do Balanço Patrimonial, sem necessidade da utilização da DRE.

Fabio Camargo destacou que a desclassificação da empresa que apresentou a proposta com menor preço resultou em contratações que representam um acréscimo anual de R$ 85.223,76 nas despesas com a prestação dos serviços.

Sem paralisação do serviço

Em nota, a Copel afirmou que acatará a decisão assim que intimada, e adiantou que executará os serviços previstos pelos dois contratos com leituristas próprios até que seja julgado o mérito do processo. Segundo a Copel, seis outras empresas prestam serviços de leitura de consumo na mesma região.

A companhia ainda afirmou que “reitera sua convicção de que não houve erro no processo de contratação, e vai reafirmar esta posição em sua defesa”.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.