• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Eleitores de três municípios do Paraná – Congonhinhas, Japira e Rancho Alegre – , no Norte Pioneiro, voltaram às urnas neste domingo (9) para escolher novos prefeitos. A votação fora de época deu-se por problemas distintos com os eleitos em 2016, envolvendo morte e abuso de poder econômico.

- Leia também -  Disputa Paraná x Santa Catarina por mar, e pelos royalties do petróleo, fica para 2019

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o primeiro município a encerrar a contabilização de votos foi Rancho Alegre, com a eleição de Fernando Carlos Coimbra (PSDB). O prefeito foi escolhido por 1.548 eleitores, o que representa 60,92% dos votos válidos.

Em seguida, o município de Congonhinhas elegeu Valdinei Aparecido de Oliveira (PTB), com 55,71% dos votos válidos. Em Japira, o prefeito eleito neste domingo foi Angelo Marcos Vigilato, com 61,21% dos votos válidos.

O TRE afirma que as votações seguiram dentro da normalidade, sem maiores problemas à exceção da substituição de uma urna em Congonhinhas. A troca ocorreu na zona 99, seção 16.

Os três eleitos devem assumir o cargo até 16 de janeiro de 2019.

Por que as cidades tiveram nova eleição?

Nos três municípios a eleição suplementar aconteceu após serem indeferidas as candidaturas anteriores, por abuso de poder econômico. É o caso de Congonhinhas, onde a chapa do prefeito Luciano Merhy (PTB), foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . A situação também aconteceu em Rancho Alegre, com a chapa que elegeu a prefeita Darlene Prado Ferreira (MDB).

Já em Japira, o então prefeito, Walmir Wellington da Silva (DEM), morreu em dezembro de 2017 em um acidente de carro. Quem foi cassado foi seu vice, José Geraldo dos Santos (DEM), pela Câmara de Vereadores, em julho deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]