• Carregando...
Reitor da Universidade Federal do Paraná pede que comunidade acadêmica e sociedade se mobilizem. | Reprodução/Facebook
Reitor da Universidade Federal do Paraná pede que comunidade acadêmica e sociedade se mobilizem.| Foto: Reprodução/Facebook

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, no início da noite desta sexta-feira (3), um vídeo conclamando a comunidade acadêmica e a sociedade a se mobilizarem contra a ameaça de cortes e suspensão de milhares de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na gravação, o reitor da universidade, Ricardo Marcelo, classifica a possibilidade de corte dos recursos como uma “situação grave, gravíssima” e que traria impactos negativos à produção de conhecimento em todo o Brasil.

“A ciência e tecnologia não é um assunto só de pessoas com jalecos que habitam laboratórios. Faz parte do dia a dia das pessoas”, disse o reitor. “[O eventual corte de bolsas] vai causar a descontinuidade do processo de constituição dos saberes que talvez não consigamos recuperar no futuro”, acrescentou.

Ricardo Marcelo disse ainda que a suspensão dos pagamentos aos pesquisadores explodiria “nossas pontes para o futuro”. Por isso, ele defende que a Lei das Diretrizes Orçamentária (LDO) – que prevê recursos para as bolsas – seja aprovada sem vetos pelo presidente Michel Temer (MDB). “É momento de levantar a voz contra esses vetos por parte do presidente da república. A LDO deve ser sancionada como foi aprovada pelo Congresso Nacional”, defendeu o reitor.

OPINIÃO: Capes: a verba para pesquisa foi reduzida. Talvez seja a melhor opção

O caso

A ameaça de corte das bolsas veio a público na quarta-feira (1º), quando uma carta-manifesto do Conselho Superior da Capes foi enviada ao Ministério da Educação (MEC). A entidade aponta que caso orçamento da Capes seja reduzido de R$ 3,8 bilhões para R$ 3,3 bilhões não será possível manter os pagamentos a 93 mil pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado . Além disso, os 105 mil bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) também deixariam de receber recursos.

Confira o vídeo:
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]