• Carregando...
Três corpos foram retirados nesta terça-feira do ônibus encontrado e dois que estavam no refeitório da Vale, onde muitos funcionários almoçavam no dia da tragédia. | Mauro Pimentel/AFP
Três corpos foram retirados nesta terça-feira do ônibus encontrado e dois que estavam no refeitório da Vale, onde muitos funcionários almoçavam no dia da tragédia.| Foto: Mauro Pimentel/AFP

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais concluiu o quinto dia de buscas na área afetada pelo rompimento da barragem 1 da Vale, em Brumadinho (MG), com uma atualização nos números de resgate. Mais 19 corpos foram encontrados pelos militares, elevando o número de vítimas fatais para 84. Destes, 42 foram identificados até o momento. Outras 276 pessoas seguem desaparecidas.

Três corpos foram retirados do ônibus encontrado e outros dois que estavam no refeitório da Vale, onde muitos funcionários almoçavam no dia da tragédia. Segundo o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, essa indicação é muito significativa para a continuidade das buscas. Desde o momento da tragédia, na sexta-feira (25), 391 pessoas já foram localizadas com vida.

LEIA TAMBÉM: Exército deixa tropa de prontidão, mas governo de MG recusa apoio

Apesar dos esforços das equipes de resgate, O governo Jair Bolsonaro afirmou nesta terça que não será possível resgatar todos os corpos soterrados pela lama. Ministros mencionaram a complicação da operação de resgate dada a densidade e o volume da lama, que, em determinadas regiões, forma um bloco de massa praticamente impenetrável.

A dificuldade de localização das vítimas aprofunda a dimensão trágica do rompimento da barragem, na região conhecida como Córrego do Feijão. A barragem 1, que se rompeu, é uma estrutura de porte médio para a contenção de rejeitos e estava desativada. Seu risco era avaliado como baixo, mas o dano potencial em caso de acidente era alto. Com o incidente, foram liberados cerca de 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no rio Paraopeba, que passa pela região. A lama se estende por uma área de 3,6 km² e por 10 km.

LEIA TAMBÉM: Condenações contra Vale podem chegar a R$ 8 bilhões sem contar Mariana e Brumadinho

Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni disse que a questão foi trazida pelo colega da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na reunião do comitê de crise no Palácio do Planalto. “Este é um episódio de muita gravidade. Algumas pessoas triste e lamentavelmente não serão recuperadas. Tem uma questão de respeito e solidariedade a todas as famílias que viverão um luto sem necessariamente o seu ente querido”, afirmou Onyx. “É uma dor de intensidade absurda.”

Na manhã desta terça, uma operação do Ministério Público de Minas Gerais, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal prendeu cinco engenheiros – três da Vale, em Minas Gerais e dois prestadores de serviço, em São Paulo- relacionados à segurança da barragem.

Os profissionais da Vale eram os responsáveis diretos pela estrutura que se rompeu, e os dois demais, os que atestaram a segurança da barragem em laudo recente.

Susto

Um incêndio foi registrado em uma casa próxima à base dos bombeiros em Brumadinho nesta tarde. Segundo informações preliminares, um homem com distúrbios psiquiátricos ateou fogo em sua própria casa. Os bombeiros controlaram o fogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]