• Carregando...
O ministro Paulo Guedes em conversa com jornalistas, em Washington: “Não precisamos reduzir a exposição à China”. | Raphael Sibilla/Gazeta do Povo
O ministro Paulo Guedes em conversa com jornalistas, em Washington: “Não precisamos reduzir a exposição à China”.| Foto: Raphael Sibilla/Gazeta do Povo

“A essência do comércio é o ganha-ganha”, disse na manhã desta segunda-feira (18), em Washington, o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em encontro com jornalistas que acompanham a visita oficial do presidente Jair Bolsonaro aos EUA, Guedes disse que a ideia é expandir as relações comerciais do Brasil com quem estiver disposto a negociar com o país. O que, segundo ele, inclui a China, hoje o maior parceiro comercial brasileiro, vista com desconfiança por Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

“Dá pra fazer muita coisa junto. Isso que nós estamos conversando, com cada parceiro que a gente tem encontrado, a gente tem falado como é que podemos fazer um ganha-ganha”, disse o ministro. É dessa forma que ele pretende estreitar os laços comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:“Brazil Day in Washington”: Estratégia, ideologia e negócios na pauta de Bolsonaro e Trump

Segundo Guedes, o Brasil deixou o comércio com os americanos em segundo plano nos últimos anos. “O que aconteceu conosco é que nós tivemos uma atitude de desinteresse com um potencial parceiro extraordinário, os Estados Unidos. Evidentemente isso já acontece há algum tempo, mas agudizou nesse período do governo do PT, agudizou porque realmente não havia boa vontade. Então, vários países fizeram acordo com os americanos e nós, não.”

Mas a mudança de postura na relação com os EUA, segundo ele, não significa abrir mão de um outro importante parceiro comercial, a China. “Não precisamos reduzir a exposição à China”, assegurou o ministro. “A nossa ideia é comercializar com todo mundo.”

A China foi um dos principais assuntos debatidos no jantar de domingo (17) na casa do embaixador do Brasil em Washington, Sergio Araújo. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, integrantes do movimento conservador americano e o ex-estrategista de Donald Trump, Steve Bannon.

Reforma da previdência dos militares

Paulo Guedes disse que o governo está correndo para apresentar na quarta-feira (20) ao Congresso a proposta de reforma da previdência dos militares. Segundo a equipe econômica, está sendo “equacionado” um desequilíbrio da estrutura das três forças – Marinha, Exército e Aeronáutica – para que a proposta possa ser encaminhada.

SAIBA MAIS:Direito ou privilégio? Sete pontos para entender a aposentadoria e a pensão dos militares

Guedes afirmou também que o ministério fará um pente fino nas aposentadorias rurais, porque houve abusos nos governos anteriores. Segundo ele, há 9 milhões de aposentados rurais mas apenas 6 milhões de pessoas no campo.

Tereza Cristina

A ministra da Agricultura Tereza Cristina vai se reunir na terça (19) com o chefe do Departamento de Agricultira dos Estados Unidos (USDA), secretário Sonny Perdue, para tratar do embargo americano à importação de carne bovina.

“Vamos tocar no assunto da carne. Dessa suspensão que houve, para que a gente volte a exportar. O Brasil já mandou os documentos pedindo a reavaliação dessa suspensão e a volta de uma missão de abertura do nosso mercado de carnes bovinas”, disse Tereza Cristina.

Os embarques de carne bovina in natura brasileira para os Estados Unidos estão suspensos desde junho de 2017. Apesar do encontro com o chefe do USDA, Tereza Cristina disse que não tem nenhuma expectativa de levar algum acordo fechado para o Brasil após a reunião de terça-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]