• Carregando...
Bolsonaro e Trump durante coletiva no jardim da Casa Branca: o que o presidente trouxe de concreto para o Brasil? | Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro e Trump durante coletiva no jardim da Casa Branca: o que o presidente trouxe de concreto para o Brasil?| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro visitou os EUA para firmar uma parceria preferencial com o país mais poderoso do planeta. Parte dos analistas diz que a viagem foi um sucesso. Outros, contudo, acham que o Brasil cedeu muito para os EUA em pontos concretos e recebeu em troca apenas promessas. O Podcast República, programa semanal de política da Gazeta do Povo, debateu: afinal, a nova relação do Brasil de Bolsonaro com os EUA de Trump é um sintoma do complexo de vira-lata nacional ou uma aliança estratégica que vai trazer benefícios para os brasileiros?

Os jornalistas Lúcio Vaz, Jéssica Sant’Ana e Renan Barbosa analisaram – com a mediação de Fernando Martins – os pontos mais importantes da viagem de Bolsonaro. E avaliaram quais são os pontos positivos e negativos dos acordos firmados entre os dois países.

Dentre os pontos que Bolsonaro teria dado de graça para os EUA, foi discutido o fim da exigência do visto para turistas americanos entrarem no Brasil, sem a contrapartida concreta alguma. Trump apenas disse que pensa em facilitar o visto para os brasileiros.

Outro ponto analisado no Podcast República foi a decisão do governo brasileiro de zerar a taxa de importação para até 750 mil toneladas anuais do trigo americano e a abertura do país para a carne suína dos EUA. Em troca, os americanos apenas se comprometeram a enviar uma equipe para avaliar as condições sanitárias da carne bovina brasileira para, dependendo das circunstâncias, suspender as atuais restrições dos EUA ao produto importado do Brasil.

O apoio dado por Trump ao ingresso do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – o clube de nações ricas – também foi discutido. A contrapartida para o Brasil entrar na OCDE será abrir mão de privilégios que hoje tem na Organização Mundial do Comércio (OMC) por ser um país em desenvolvimento. O Podcast República debateu o que é mais vantajoso para o Brasil: ingressar na OCDE ou manter seu status especial na OMC?

OUÇA TAMBÉM: Lava Jato completa 5 anos – qual o futuro da operação e que legado ela deixa?

Os jornalistas da Gazeta do Povo analisaram ainda o que significa para o Brasil ser considerado pelos EUA um aliado extra-OTAN – a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar do Ocidente. Também na área militar, o Podcast República discutiu as declarações de Trump sobre uma possível invasão militar na Venezuela – e a reação de Bolsonaro.

Outro tema discutido foram as vantagens e desvantagens do acordo que permite ao Brasil alugar a base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, para os EUA. E também os acordos fechados entre o governo brasileiro e o FBI na área de combate ao crime.

O programa terminou com a discussão sobre o simbolismo do jantar de Bolsonaro, em Washington, com o ideólogo de direita Olavo de Carvalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]