• Carregando...
Bolsonaro e John Bolton, assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos | Reprodução/Twitter
Bolsonaro e John Bolton, assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos| Foto: Reprodução/Twitter

O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, reuniu-se no início da manhã desta quinta-feira (29) com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). O encontro aconteceu na casa de Bolsonaro, em um condomínio na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), e durou uma hora.

Bolton, que é braço direito de Donald Trump, presidente americano, afirmou que teve uma conversa muito produtiva com Bolsonaro e seu time de segurança nacional. Ele também disse que, a pedido de Trump, convidou o futuro presidente brasileiro a visitar os Estados Unidos. “Estamos ansiosos para uma parceria dinâmica com o Brasil”, relatou o assessor em seu perfil oficial no Twitter.

LEIA TAMBÉM: Militares tomam conta do governo Bolsonaro. Eles vão ‘enquadrar’ os políticos?

Já Bolsonaro escreveu que teve uma “muito producente e grata reunião com o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton”.

Relação Bolsonaro-Trump

Na terça, o assessor americano já havia enaltecido o encontro que teria com Bolsonaro nesta quinta. Na ocasião, classificou como uma “oportunidade histórica”. “Achamos que seria útil para os Estados Unidos ouvir do presidente eleito as suas prioridades, o que ele pretende no relacionamento (entre os dois países)”, disse o conselheiro, em entrevista na Casa Branca.

“Na perspectiva dos EUA, vemos essa como uma oportunidade histórica para o Brasil e para os Estados Unidos de trabalhar juntos em várias áreas como economia, segurança, e outras”, completou.

Como foi o encontro

Bolsonaro bateu continência ao receber John Bolton em sua casa. Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidente eleito, e pelo menos três futuros ministros – os generais Augusto Heleno (Segurança Institucional) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa), além de Ernesto Araújo (Relações Exteriores) – também participaram do encontro.

Bolsonaro, seus ministros e o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton no encontro desta quinta-feira (29)Reprodução

O assessor americano chegou à casa do presidente eleito às 6h55 sob forte esquema de segurança. Batedores do Batalhão de Choque fizeram a escolta e fecharam vias para facilitar a locomoção dos quatro veículos que formaram a comitiva do assessor. Um helicóptero também acompanhou o percurso. Bolton deixou o local uma hora depois sem falar com a imprensa.

Após a visita a Bolsonaro, o assessor vai para a Argentina, participar do G20 , grupo que reúne as maiores economias do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]